Depois de o norte-americano Michael Phelps ter logrado a sua quarta medalha de ouro nos campeonatos do mundo de natação, em Montreal, com a vitória na estafeta de 4x200 metros livres, elevando o seu total de títulos mundiais para nove, e de o norte-americano Aaron Peirsol e a australiana Leisel Jones, triunfarem respectivamente nos 200 metros costas e 200 metros bruços com novos recordes mundiais, a jornada de sábado assinalou a despedida portuguesa da competição, com Fernando Costa a alcançar um 14º lugar nas eliminatórias dos 1.500 metros, com o tempo de 15.27,70 minutos, longe do recorde nacional absoluto (15.21,94).
Fernando Costa abandona os Mundiais de Montreal com um novo recorde nacional absoluto, nos 800 metros, alcançado na passada terça-feira (8.06,98 m), tirando quase um segundo ao anterior máximo, que já lhe pertencia. Também este sábado, Diana Gomes falhou o apuramento para as meias-finais dos 50 metros bruços, ao realizar o 18º tempo das eliminatórias. Diana Gomes ficou a apenas 10 décimos do recorde nacional absoluto (32,90), fixado nos Mundiais de Juniores, em Budapeste, há duas semanas.
Entretanto, já esta madrugada, o norte-americano Ian Crocker ganhou a final dos 100 metros mariposa com um novo recorde mundial (50,40 segundos). O anterior recorde mundial já lhe pertencia (50,76), tendo sido alcançado há pouco mais de um ano nos «trials» de qualificação para os Jogos Olímpicos de Atenas.
Refira-se, por fim, que a selecção da Sérvia e Montenegro conquistou o título de campeã de pólo aquático masculino ao derrotar a Hungria na final, por 8-7. No jogo para os terceiro e quarto lugares a Grécia derrotou a Croácia por 11-10, após prolongamento, conquistando assim a medalha de bronze.