Pedro Mendes foi chamado por três vezes à Selecção Nacional, num período curto de quatro meses, entre o final de 2002 e início de 2003, quando ainda vestia a camisola do V. Guimarães. Nos últimos três anos, passou sucessivamente pelo F.C. Porto, onde foi campeão europeu, pelo Tottenham e pelo Portsmouth, mas não voltou a merecer a confiança de Luís Felipe Scolari ficando de fora das fases finais do Euro-2004 e Mundial-2006.
A carreira de Pedro Mendes na Selecção resume-se, assim, a três convocatórias. Estreou-se a 11 de Novembro de 2002, em Braga, pela mão de Agostinho Oliveira, num jogo particular com a Escócia que Portugal venceu por 2-0, entrando para o lugar de Rui Costa. Voltou a ser chamado em Fevereiro de 2003, na estreia de Luiz Felipe Scolari frente à Itália, em Génova. Portugal perdeu por 0-1 e Pedro Mendes voltou a render Rui Costa. Foi chamado pela última vez em Março de 2003, num particular com o Brasil, no antigo Estádio das Antas, que Portugal venceu por 2-1. Um jogo que assinalou a estreia de Deco no dia de anos de Rui Costa e Pedro Mendes ficou no banco.
Este foi um dos temas mais abordados pelos leitores do Maisfutebol na iniciativa «pergunta ao craque». Foram centenas as perguntas dirigidas a Pedro Mendes relativas a um eventual regresso à Selecção Nacional.
Com a grande época que estás a fazer em Inglaterra, é um objectivo voltar à selecção e estar na selecção no próximo Europeu? (Paulo Teixeira, João Martins. João Bordonhos, entre outros)
- Não digo que seja no próximo Europeu, mas tenho como objectivo ser chamado para uma convocatória da selecção. Não necessariamente estar na convocatória final para o Campeonato da Europa. Apesar de só ter ido à selecção por três vezes e nos últimos três anos não ter sido chamado, continuo a ter como objectivo chegar à selecção.
Sente-se esquecido pelo seleccionador? Não acha que já merecia uma oportunidade de Scolari? (Tiago Fernandes. Miguel Monteiro, Nelson Fernandes, Frederico Baptista, entre outros)
- Isso já não depende de mim. Tento fazer o meu melhor, mas é o seleccionador que convoca quem ele acha que é melhor para a selecção, os que ele acha que estão melhores na altura em que faz a convocatória.
Depois de ter visto o Mundial-2006, acha que tinha lugar na Selecção? (Pedro Martins)
- A selecção esteve muito bem, não só no Mundial, mas também no Europeu. Tenho visto os jogos e a selecção tem tido um comportamento brilhante nas últimas competições. Os jogadores que foram convocados estiveram todos muito bem, portanto a convocatória foi bem feita. Houve muitos jogadores que ficaram de fora e podiam lá ter estado, mas a verdade é que a convocatória foi bem feita e os jogadores representaram da melhor forma o país.
Achas que o Mundial alterou a cotação dos jogadores portugueses em Inglaterra? (Cristiano Santos)
- Não mudou muito, pelo menos não notei grandes diferenças. A única coisa que se notou mais foi em relação ao Cristiano (Ronaldo), por causa da polémica com o Wayne Rooney, mas mesmo isso já foi ultrapassado pelas exibições que ele tem feito. De resto, há sempre aquele ódio de estimação, porque a Inglaterra perde sempre com Portugal, mas nada de extraordinário.
Como é que vê a entrada de estrangeiros na selecção? Fala-se no Pepe¿ (Kadni)
- Quem manda é que tem de opinar sobre isso. Não tenho nada a dizer sobre isso.
Achas que jogar no F.C. Porto prejudicou a tua carreira na selecção? (José Carlos Silva)
- Sinceramente não sei. Sei que fui à selecção quando jogava no V. Guimarães, depois mudei para o F.C. Porto, Tottenham e Portsmouth e nunca mais fui à selecção, portanto não faço ideia.