Tudo em aberto na luta pela manutenção na I Liga, num ano de excepção em que descem quatro para dar lugar a apenas dois. Com o Penafiel condenado desde a 28ª jornada, faltam ainda encontrar os outros três candidatos a cair para a Honra entre um grupo de nove equipas separadas por apenas sete pontos (!). Com apenas quatro jornadas por realizar e doze pontos em disputa, não é ainda possível fazer contas seguras, até porque, até final, estão ainda previstos dezoito jogos entre equipas «aflitas».
O Maisfutebol lança-lhe aqui o desafio de ser você a escolher os três clubes que vão acompanhar o Penafiel, recorrendo ao pretexto que quiser: pode ir pelo calendário, pelos seus preferidos ou mesmo pelos que não quer voltar a ver no primeiro escalão na próxima época. O Maisfutebol deixa-lhe aqui algumas dicas, para o ajudar a decidir, depois é só espreitar a classificação e fazer as suas opções.
Olhando para a classificação, Gil Vicente e V. Guimarães, com trinta pontos cada, são os que estão na situação mais delicada, até porque são os únicos que não podem escapar à incómoda posição, abaixo da linha-de-água, na próxima jornada. À frente dos dois clubes minhotos, está um grupo de quatro equipas com 34 pontos a que se segue uma «escadinha» formada por Naval (35), Marítimo (36) e E. Amadora (37) até ao U. Leiria, o último clube a garantir a desejada manutenção com 40 pontos. A equipa de Jorge Jesus, apesar de ainda estar matematicamente ao alcance dos dois clubes minhotos, já não poderá cair abaixo da linha-de-água, tendo em conta a multiplicidade de confrontos directos entre «aflitos», que impedem que a equipa de Leiria, numa visão utópica, seja ultrapassada por nove clubes nas últimas quatro rondas.
Olhando para as tabelas classificativas dos últimos dez anos, uma pontuação entre os 34 e os 38 pontos seria, à partida, suficiente para assegurar, pelo menos, o 14º lugar, o primeiro que garante a manutenção esta temporada. Mas este ano poderá não ser assim. O Estrela, por exemplo, já conta com 37 pontos, a quatro jornadas do final, e soma apenas mais três pontos do que a Académica, a primeira equipa, neste momento, abaixo da linha-de-água.
Calendário dos «aflitos» (entre parênteses o resultado na primeira volta)
E. Amadora, 37 pontos
E. Amadora-Sporting (1-0)
U. Leiria-E. Amadora (2-1)
E. Amadora-Penafiel (1-0)
V. Guimarães-E. Amadora (0-2)
Marítimo, 36 pontos
Marítimo-Nacional (1-2)
V. Setúbal-Marítimo (0-1)
Marítimo-P. Ferreira (2-1)
Académica-Marítimo (2-2)
Naval, 35 pontos
Naval-Gil Vicente (0-2)
Sporting-Naval (2-0)
Naval-U. Leiria (1-2)
Penafiel-Naval (1-4)
Rio Ave, 34 pontos
Rio Ave-Académica (2-2)
Gil Vicente-Rio Ave (0-1)
Rio Ave Sporting (0-3)
U. Leiria-Rio Ave (2-1)
P. Ferreira, 34 pontos
Sp. Braga-P. Ferreira (0-1)
P. Ferreira-Belenenses (0-2)
Marítimo-P. Ferreira (2-1)
P. Ferreira-Benfica (0-2)
Belenenses, 34 pontos
Belenenses-V. Setúbal (0-1)
P. Ferreira-Belenenses (0-2)
Belenenses-Académica (1-0)
Gil Vicente-Belenenses (2-0)
LINHA-DE-ÁGUA
Académica, 34 pontos
Rio Ave-Académica (2-2)
Académica-Sp. Braga (0-2)
Belenenses-Académica (1-0)
Académica-Marítimo (2-2)
V. Guimarães, 30 pontos
V. Guimarães-Penafiel (1-0)
V. Guimarães-Boavista (1-1)
F.C. Porto-V. Guimarães (2-0)
V. Guimarães-E. Amadora (0-2)
Gil Vicente, 30 pontos
Naval-Gil Vicente (0-2)
Gil Vicente-Rio Ave (0-1)
Sp. Braga-Gil Vicente (1-2)
Gil Vicente-Belenenses (2-0)
Agora é a sua vez. Escolha os três clubes que vão acompanhar o Penafiel e exponha os seus argumentos.