Determinadas a ficar na História, custe o que custar. Depois de na sexta-feira, uma atleta etíope ter pulverizado um recorde com 23 anos nos 10 mil metros, este sábado, Etenesh Diro, também etíope foi memorável pela lição de sofrimento que deixou na pista: fez metade da prova com um pé descalço.

A duas voltas e meia do fim na eliminatória dos 3.000 metros obstáculos, uma adversária tropeçou e, ao cair, pisou Diro, que perdeu uma das sapatilhas. A etíope, quinta classificada em Londres 2012 tentou voltar a calçar-se novamente, mas, vendo-se ultrapassada por várias adversárias, decidiu não perder mais tempo. Tirou a meia também e optou por ir descalça até ao final.

Com o público do Engenhão a aplaudir, Etenesh Diro, que chegou a liderar nos primeiros 1000 metros, não desistiu e cruzou a meta com um tempo de 9m34s70, num sétimo lugar que a deixou fora da final.

Vencida pelo esforço imenso a que se submeteu, e pela tristeza de não conseguir o objetivo, a atleta desabou no chão, emocionando o público e as restantes atletas, que se apressaram a ir ter com ela. Ainda assim, recusou a cadeira de rodas que lhe disponibilizaram e saiu a pé, amparada por dois elementos da organização.