Figura: Yazalde

A referência do ataque do Rio Ave. Tentou carregar às costas a equipa de Vila do Conde. Até um penalty tentou cavar, mas André Gralha não foi na «finta». Com João Tomás e Atsu apagados, teve de ser o número 88 dos vila-condenses a usar da sua velocidade para ir mexendo com a temperatura das bancadas. Mesmo assim não conseguiu fazer subir muito o mercúrio.

Positivo: Cedric

Muito regular o lateral direito emprestado pelo Sporting não permitiu veleidades no seu flanco. Para além do capítulo defensivo comportou-se sempre como um elemento claramente ofensivo na equipa de Pedro Emanuel. A par de Hélder Cabral, conferia profundidade ao jogo academista.

Negativo: Christian Atsu

Esteve muito apagado o extremo do Rio Ave e acabou substituído por Carlos Brito. Tentou primeiro na direita, e depois na esquerda, mas não se conseguiu desenvencilhar da defensiva da Académica e passou completamente ao lado do enconto.

Momento: minuto 80

João Tomás ia numa corrida desenfreada para a área da Académica. Os olhos estavam postos na baliza e a arma a ser carregada. Na hora de puxar do gatilho foi puxado por Flávio. Falta justificada? Parou o homem de Vila do Conde quando a baliza já estava debaixo de mira. Apesar da expulsão, terá contribuído para o ponto amealhado pela «Briosa».

Outros destaques:

Ederzito

Pedro Manuel nem pensou duas vezes quando teve nas mãos a possibilidade de voltar utilizar o avançado. É, claramente, um elemento a ter em conta no sector mais adiantado da «Briosa». Sempre muito possante e com facilidade nas disputas de bola foi traído pelos companheiros que raramente lhe deram o apoio exigido.

Vítor Gomes

Regressou ao onze depois de uma paragem por lesão e de ter cumprido alguns minutos na última jornada. Esteve os noventa minutos em campo e com uma exibição segura mostrou que pode ajudar este Rio Ave a crescer. Deu tranquilidade defensiva e músculo ao miolo.