Rio Ave-Beira Mar AO VIVO
O momento:
Rio Ave:
No caso deste Rio, o seu leito procura a Europa. Candidatura assumida na reta final da temporada, com a pressão que daí advém. Nos últimos dez jogos, três triunfos, pecúlio interessante mas porventura insuficiente perante um número considerável de equipas à procura da mesma linha, aquela que separa uma boa campanha de uma presença na Liga Europa. O Estoril subiu a fasquia, assumiu o quinto lugar com cinco pontos de vantagem sobre o Rio Ave. Vencer o lanterna vermelha é obrigação para quem sonha com viagens para fora do país.
Beira Mar:
No clube à beira mar plantado, a linha de água é sinónimo de perigo, de despromoção direta ou esperança numa liguilha de final de época, se o plano aprovado pela Liga de clubes merecer o aval da Federação Portuguesa de Futebol. O Beira Mar, agora com Costinha, ganhou novo alento com o triunfo frente ao Gil Vicente na jornada anterior (2-1). A linha de água ficou mais próxima, a um ponto apenas, mas a equipa de Aveira continua na última posição, submersa. Pontuar em Vila do Conde, numa jornada em que há duelos entre os outros candidatos à descida (Gil Vicente-Olhanense e Académica-Moreirense) pode ter caráter decisivo.
Principais ausências:
Rio Ave: Edimar castigado, Jeferson e Pateiro condicionados.
Beira Mar: Ruben Ribeiro castigado, Rui Sampaio lesionado, Tonel e Tozé condicionados.
Discurso direto:
Nuno Espírito Santo: «É um adversário complicado e com qualidade, que vem com a perspetiva da salvação e da conquista imperial de pontos. Nós consideramos este jogo, dentro do nosso quadro competitivo, como a última oportunidade para nos mantermos na luta pela qualificação para um lugar europeu. Pelo quadro geral, esta partida é definitivamente uma oportunidade última.»
Sérgio Gaminha, adjunto de Costinha: «Quem passou quase quatro meses sem uma vitória, e 25 jornadas sempre a sofrer golos, só pode encarar os próximos quatro jogos com mais confiança, com outra autoestima, e crença de que vamos obter bons resultados e conseguir a manutenção. A nossa vida faz-se de pontos, é sempre bom somá-los. Mas temos de ver as coisas em função dos nossos quatro adversários que se encontram nesta jornada. Apesar de estar em último, o Beira Mar só depende de si próprio.»
Histórico de confrontos:
Na Liga portuguesa, em jogos realizados no Estádio do Rio Ave, há uma tendência clara para o empate. Oito igualdades em treze encontros, contra dois triunfos dos locais e mais um (3) para o Beira Mar. Bom registo para os aveirenses em Vila do Conde.
Equipas prováveis:
Rio Ave: Oblak; Lionn, Marcelo, Albert Rodriguez e André Dias; Tarantini, Wires e Braga; Ukra, Hassan e Bebé.
Beira Mar: Rui Rego; Nuno Lopes, Hugo, Bura e Hélder Lopes; Fleurival, Jaime e Nildo Petrolina; Dani Abalo, Serginho e Javier Balboa.
Rio Ave-Beira Mar AO VIVO