Fernando Couto rejeita a ideia de que a selecção vai defrontar a Tunísia ¿ sábado, 21 horas, no Restelo - a pensar que se trata apenas de um particular. O capitão dá o exemplo às tropas e alerta: «Amanhã é uma competição a sério. Vamos encarar o jogo como se fosse de qualificação. Vamos entrar com determinação, como se estivessem três pontos em causa. Se fizermos um bom resultado, esperamos divertir as pessoas.»

Neste primeiro encontro em território luso depois do Mundial, Fernando Couto refere que não está no pensamento dos jogadores a redenção do desaire, mas sim fazer o seu melhor: «Não se trata de nos reconciliarmos com o público. Não vamos pôr isso como a coisa mais importante. Devemos enfrentar este jogo particular como outro qualquer. Vamos encontrar outro continente e outro futebol. Vamos tentar fazer um bom jogo e preparar a equipa para futuros jogos.»

O defesa lembra que, apesar de a Tunísia ser uma equipa sem currículo, há que ter cuidado: «Esteve no Mundial e evoluiu bastante. É uma equipa a ter em conta. Tem muitos jogadores a actuar fora do país. Vamos ter muita paciência. Os tunisianos jogam atrás da linha da bola e isso vai criar dificuldades. Principalmente, aos jogadores da frente, aos mais criativos. Há que ter paciência e o público tem de ajudar-nos.»

Jorge Costa decidiu colocar um ponto final na sua carreira internacional e Fernando Couto conta agora com novos companheiros na defesa. O jogador aponta que as diferenças acabam por não ser muitas: «Somos todos jogadores de grande valor. O Fernando (Meira) e o Beto têm qualidade e está a ser fácil actuar a seu lado. Com os jogos vai-se criando confiança.»

Leia ainda: