A Federação holandesa confirmou nesta sexta-feira que Guus Hiddink será o novo selecionador da «Laranja Mecânica», depois do Mundial 2014. O treinador, que sucederá a Lous Van Gaal, comprometeu-se até ao Euro 2016. Rerá como adjuntos os ex-jogadores Ruud van Nistelrooy e Danny Blind, sendo que este último assumirá o cargo de selecionador principal entre 2016 e 2018.

É um regresso para Hiddink, de 67 anos, que em 1998 levou a Holanda ao quarto lugar no Mundial, além dos quartos de final do Euro 96. O treinador tem um longo currículo que já o levou por todo o mundo, ao comando de seleções ou clubes: Coreia do Sul (4º lugar no Mundial 2002), Rússia (meias-finais do Euro 2008), Turquia, Austrália, além de Real Madrid, PSV, Chelsea ou Anzhi.

Quanto a Blind, de 52 anos, a Federação explicou que assumirá o cargo depois da saída de Hiddink, com vista ao Mundial 2018. «O Blind provou ser um valor para a Federação. Nos próximos dois anos tem oportunidade de evoluir com Hiddink, por isso o conhecimento e a experiência ficam em casa», explicou Bert van Oostveen, diretor da Federação holandesa.