O sorteio da IV eliminatória da Taça de Portugal ditou o 35º embate entre Sporting e Benfica na Taça de Portugal e os adeptos agradecem. Só nos últimos três jogos entre os dois maiores emblemas de Lisboa foram marcados 21 golos (!). É o terceiro jogo mais disputado na prova Rainha com ligeira vantagem para os leões neste duelo particular, com 17 vitórias contra 15 das águias (70 golos marcados, 61 sofridos), com dois empates pelo meio.

Taça de Portugal: resultado completo do sorteio
 
Será o 35º jogo entre leões e águias que, assim, igualam o número de jogos entre Benfica e FC Porto (35 jogos) no segundo lugar entre os jogos mais repetidos na Taça. O jogo mais repetido de sempre continua a ser o Sporting-FC Porto, já com 37 embates na prova rainha.
 
Reduzindo esta contabilidade aos jogos disputados no Estádio de Alvalade, palco do confronto da atual edição, contam-se um total de dezasseis jogos, com catorze vitórias para os leões e apenas duas para as águias.
 
Ainda há dois anos, os dois rivais cruzaram-se também na IV eliminatória, mas no Estádio da Luz, com a vitória a sorrir aos encarnados, num jogo com sete golos, com um golo de Luisão no prolongamento (4-3), depois de um emocionante empate em 120 minutos (3-3).
 
Dérbi na Taça: as reações do Sporting e do Benfica

No último jogo no Estádio de Alvalade, em 2008, já nas meias-finais da Taça de Portugal, o Sporting venceu por 5-3, depois de ter chegado ao intervalo a perder por 0-2.
 
Mais uma referência para o duelo de 2005 no Estádio da Luz, desta feita nos oitavos de final, com um empate 2-2 no final dos 90 minutos, 3-3 no prolongamento e vitória do Benfica no desempate por grandes penalidades (7-6).

Três jogos, os últimos, com um total de 21 golos a permitir a antevisão de mais um grande espetáculo marcado para 22 de novembro, já depois do primeiro dérbi da temporada, marcado já para o próximo domingo, para o jogo da 8ª jornada da Liga.

Refira-se que esta é a primeira vez em quase 30 anos que Benfica e Sporting vão medir forças quatro vezes numa temporada. A última vez aconteceu em 1987/88, com dois jogos para a Supertaça Cândido de Oliveira (na altura a duas mãos) e dois para o campeonato. Os leões levaram, tal como agora, a melhor no primeiro troféu oficial da época (3-0 na Luz e 1-0 em Alvalade). Nos jogos para o campeonato registou-se um empate a um golo em Alvalade, enquanto os encarnados venceram por 4-1 na Luz, na partida que encerrou os duelos entre águias e leões nessa temporada.

Quatro dérbis já estão garantidos para 2015/16, mas o destino pode colocar os eternos rivais frente a frente mais vezes esta época: uma na Taça da Liga e, num cenário menos provável mas em aberto, duas (uma em caso de duelo na final) na Liga Europa, caso os encarnados terminem a fase de grupos da Liga dos Campeões na terceira posição.