Já fez LIKE no MaisFutebol?
Análise  |  

Jonas-dependência: golos do brasileiro já deram dez pontos ao Benfica

Avançado soma 29 golos na Liga. Está diretamente envolvido em mais de metade dos golos dos encarnados na Liga e voltou a ser decisivo no último fim de semana

Redação

«Em termos de rendimento, ele tem qualidade para fazer mais do que vimos no jogo de hoje, mas fez aquilo que está na sua essência: o golo. E voltou a ser decisivo.» Rui Vitória era um homem aliviado após o jogo com Boavista, resolvido por Jonas ao cair do pano. O avançado brasileiro voltou a assumir o papel de ator principal em mais uma vitória do Benfica, apontando o 29.º golo da conta pessoal na Liga.

Leia também: o momento da 27.ª jornada

PUB

Com 27 jogos cumpridos nesta edição da Liga, Jonas igualou este fim de semana o número de presenças no campeonato na época passada, quando chegou ao Benfica em meados de setembro, estreando-se à 7.ª jornada numa vitória sobre o Arouca no Estádio da Luz. Jonas marcou pela primeira vez de águia ao peito precisamente nesse jogo. Nos 26 jogos que se seguiram, o avançado balançou as redes mais 19 vezes, fechando a prova com um total de 20 golos.

Golos de Jonas 2014/15 2015/16
Liga 20 29
Taça da Liga 5 0
Taça de Portugal 6 0
Liga dos Campeões (não jogou) 2
Total 31 31

PUB

Dizer que Jonas já pulverizou quase todos os números da época passada não é propriamente uma novidade. Desde a 20.ª jornada (4-1 ao Moreirense) que tem mais golos para o campeonato do que os que apontou na temporada anterior.

Também não é novidade a influência que o brasileiro tem assumido na equipa de Rui Vitória em 2015/16. Em dezembro, o Maisfutebol fez a análise e concluiu que Jonas estava em 19 dos 34 golos que os encarnados tinham apontado na Liga até à data.

Contas atualizadas, o goleador das águias já esteve envolvido em 38 (29 golos 9 assistências) dos 71 tentos da equipa na Liga, o que dá uma influência direta em 53,52 por cento dos remates certeiros.

Com o golo apontado ao Boavista, Jonas não só consolidou o estatuto de elemento indispensável como evitou que o Benfica deixasse no Bessa dois pontos.

PUB

O avançado brasileiro já é repetente em resgatar resultados a favor dos encarnados. Nesta época, só para a Liga, o «matador» dos encarnados fê-lo pela quinta vez.

Logo na 3.ª jornada evitou que o Benfica cedesse um embaraçoso empate na receção ao Moreirense, apontando, aos 86 minutos, o golo da vitória dos encarnados (3-2). Em dezembro repetiu a façanha, ao bisar na vitória sobre o Rio Ave por 3-1. Em janeiro, os encarnados voltaram a beneficiar da inspiração de Jonas no triunfo sobre o Nacional por 4-1: fez um hat-trick. Jonas voltou a mostrar ter a mira afinada na receção ao União da Madeira no final do mês passado, ao apontar os dois golos com que os encarnados bateram a equipa insular no Estádio da Luz.

Adversário Resultado final Golos
Moreirense (c) 3-2 1
Rio Ave (c) 3-1 2
Nacional (f) 1-4 3
U. Madeira (c) 2-0 2
Boavista (f) 0-1 1

Quer isto dizer que, divididos por cinco jogos, os golos decisivos de Jonas representam dez (!) pontos para os bicampeões nacionais em 2015/16.

Golos que valem, para já, a liderança isolada do Benfica na Liga e que mantêm viva a chama do «tri».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!