Já fez LIKE no MaisFutebol?
Análise  |  

Estabilidade como caminho para o topo, regra com exceções

Líderes dos principais campeonatos europeus estão entre as equipas que precisaram de utilizar menos jogadores. Benfica foge à tendência

Redação

Os líderes dos principais campeonatos europeus estão entre as equipas com maior estabilidade nas opções em campo. O Benfica é uma exceção, tendo usado na Liga um número de jogadores bem acima da média.

A tendência é clara na ideia de que a estabilidade e a boa forma andam ligadas e são o caminho para o sucesso. Se bem que os números são definidos por uma série de condicionantes, que podem ir do número de competições em que cada equipa participa a alterações forçadas por lesões, como é o caso esta época do Benfica, por exemplo, que já utilizou 26 jogadores até agora em 14 jornadas de campeonato.

PUB

Em Inglaterra, por outro lado, o Chelsea apenas utilizou até agora 20 jogadores, o número mais baixo entre as equipas das cinco principais Ligas, de acordo com dados compilados pelo Observatório do Futebol – CIES, mas os «Blues», além de Antonio Conte ter encontrado o ponto de equilíbrio da equipa depois de um arranque mais instável, também têm a seu favor o facto de estarem esta época fora das competições europeias, pelo que têm menos jogos para gerir.

Mas essa nuance já não se aplica ao Nice, o supreendente líder do campeonato francês que, mesmo tendo jogado a fase de grupos da Liga Europa não precisou de recorrer a mais de 21 jogadores na Ligue 1.

Tal como o Bayern Munique, que apenas usou até agora 20 jogadores, por sinal exatamente o mesmo número que a equipa que é, contra as expectativas, igualmente líder da Bundesliga, o RB Leipzig.

O Real Madrid, igualmente líder em Espanha e a jogar de resto em várias frente, incluindo o Mundial de clubes, também mantém um núcleo duro e não precisou de usar mais de 22 jogadores até agora no campeonato.

PUB

Os clubes que utilizaram menos jogadores esta época*

*Dados CIES, que contabilizam jogadores utilizados no campeonato entre 1 de julho e 19 de dezembro

Os clubes que utilizaram mais jogadores esta época*

*Dados CIES, que contabilizam jogadores utilizados no campeonato entre 1 de julho e 19 de dezembro

Portugal está a meio da tabela entre os 31 países contabilizados, com média de 23.6 jogadores utilizados por clube, mas tem casos que fogem à regra. O recordista de jogadores utilizados é o Sp. Braga, nada menos que 28 ao longo de 14 jornadas que tiveram no banco José Peseiro e agora, de forma transitória, Abel.

PUB

Segue-se o Benfica, sendo que o Boavista tem o mesmo número dos «encarnados», depois o Sporting, com 25 jogadores. O FC Porto é dos «grandes» aquele que utilizou menos jogadores até agora, um total de 23.

O desgaste do avançar da época também se reflete noutro parâmetro, os minutos de cada jogador em campo. Se à 10ª jornada ainda havia na Liga portuguesa 37 jogadores totalistas, que jogaram todos os minutos possíveis no campeonato, quatro rondas depois esse número reduziu-se para 24 nesta altura, sendo que dez deles são guarda-redes.

O Sporting tem ainda três jogadores com estatuto de totalistas: além de Rui Patrício, também Coates e William Carvalho jogaram cada minuto. NO FC Porto restam dois, Iker Casillas e Felipe. O Benfica já não tem qualquer jogador que tenha passado todos os minutos em campo.

Jogadores utilizados por cada clube na Liga portuguesa:

Sp. Braga, 28

Benfica, 26

Boavista, 26

Sporting, 25

V. Guimarães, 24

PUB

Feirense, 24

Marítimo, 24

FC Porto, 23

P. Ferreira, 23

Estoril, 23

Belenenses, 23

V. Setúbal, 23

Tondela, 23

D. Chaves, 22

Rio Ave, 22

Arouca, 22

Nacional, 22

Moreirense, 21

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!