Já fez LIKE no MaisFutebol?
Análise  |  

Liga: quem mais perde e mais ganha quando o tempo está a esgotar-se

Últimos dez minutos já tiraram dez pontos ao V. Setúbal e deram nove ao Rio Ave. Sporting é o «grande» que resgata mais pontos para lá do minuto 80. ANÁLISE

Vamos chamar-lhe «síndrome da meta à vista» e o líder destacado neste campeonato é o V. Setúbal.

Na Liga 2017/18 não há quem deixe escapar tantos pontos a partir dos 80 minutos como a equipa de José Couceiro. Só nos últimos dois jogos a equipa sadina não conseguiu segurar duas vantagens de dois golos (Estoril e Moreirense) e acabou por permitir a igualdade nos minutos finais. «É evidente que a situação classificativa tem influência», admitiu Couceiro logo após o empate (2-2) no Minho com o Moreirense e que, em caso de triunfo, valeria aos sadinos a saída dos lugares de despromoção.

PUB

Em todo o campeonato são já dez os pontos que o V. Setúbal não segurou à entrada para os últimos dez minutos de uma partida – quatro nos últimos três jogos - um registo considerável e que explica em parte o 17.º lugar ocupado pelo emblema sadino na Liga. Uma questão de minutos mas com consequências acentuadas na classificação.

V. SETÚBAL (equipas com mais pontos perdidos a partir dos 80 minutos)

Sporting, 1-0 (1 ponto)

Moreirense, 1-1 (2 pontos)

Boavista, 1-1 (2 pontos)

Rio Ave, 2-1 (1 ponto)

Estoril, 2-2 (2 pontos)

Moreirense, 2-2 (2 pontos)

TOTAL: 10 PONTOS

Numa altura em que a segunda volta do campeonato conta com uma jornada realizada, o Maisfutebol fez as contas aos clubes mais penalizados em matéria pontual a partir dos 80 minutos de jogo. A seguir ao V. Setúbal, que teria agora os mesmos 23 pontos do V. Guimarães (9.º classificado), vem o Belenenses (5), seguido de Portimonense e Boavista, ambos com quatro pontos perdidos na reta final das partidas.

PUB

Das 18 equipas da Liga, há apenas três que ainda não mudaram de semblante nos derradeiros dez minutos do jogo: FC Porto, Benfica e o Estoril, «lanterna vermelha» do campeonato com 12 pontos e ainda com a partida diante dos dragões por concluir.

Refira-se que o Sporting, líder à condição do campeonato, deixou escapar dois pontos na Luz com o Benfica (1-1) já à entrada para o tempo de compensação. De fora fica a receção ao Sp. Braga (2-2), em que os leões permitiram uma reviravolta dos arsenalistas já perto do fim, mas ainda resgataram um empate ao cair do pano: neste caso, o Maisfutebol assume que foi o Sp. Braga quem perdeu dois pontos.

Ora, se é pacífico que algumas equipas estariam numa posição bastante diferente da que ocupam caso tivessem conseguido segurar vantagens ou empates após o minuto 80 - como é evidente no caso do V. Setúbal - é importante também analisar o assunto da perspetiva oposta: o dos conjuntos que mais pontos resgatam nos últimos dez minutos.

PUB

Um ranking liderado pelo Rio Ave, com nove pontos arrancados a ferros nas primeiras 18 rondas da Liga. Seguem-se Sp. Braga, Marítimo e Desp. Chaves, todos com quatro pontos.

RIO AVE (equipa com mais pontos ganhos a partir dos 80 minutos)

Boavista, 1-2 (2 pontos)

V. Setúbal, 2-1 (2 pontos)

Paços de Ferreira, 1-1 (1 ponto)

Moreirense, 2-1 (2 pontos)

Belenenses, 1-2 (2 pontos)

TOTAL: 9 PONTOS

Entre os chamados «grandes», o Sporting é aquele que consegue ir buscar mais pontos neste período do jogo: sete, distribuídos por V. Setúbal (2 pts), Feirense (2 pts), Rio Ave (2 pts) e Sp. Braga (1 pt). Curiosamente, nesta sexta-feira à noite vão defrontar-se no Bonfim a equipa mais penalizada a partir dos 80 minutos (V. Setúbal) e a segunda mais beneficiada neste período do jogo (Sporting).

Registe-se ainda que o Benfica arrecadou três pontos (Chaves, 2 pts; Sporting, 1 pt), sendo que o FC Porto (nenhum ponto) resolveu tendencialmente cedo a maioria das partidas que venceu, não conseguindo mudar o rumo dos acontecimentos nos últimos dez minutos dos três jogos em que tropeçou nesta época: empates com Sporting, Desp. Aves e Benfica.

PUB

Contas feitas (ver tabela em baixo), o Rio Ave é a equipa com o melhor saldo para lá dos 80 minutos. O conjunto de Miguel Cardoso, 5.º lugar do campeonato «só» deixou de vencer três pontos nesta fase, o que lhe, face aos 9 amealhados, lhe dá dá um saldo positivo de seis pontos. No plano oposto, e sem surpresa, surge o V. Setúbal com seis pontos.

No lote dos chamados «grandes» só a pontuação do FC Porto não sofreria alterações caso a última dezena de minutos das partidas (mais tempo de compensação) fosse apagada. A equipa de Sérgio Conceição manter-se-ia com 45 pontos e, ainda que com um jogo a menos, seria líder isolada da Liga.

Clube (pontuação real)

Pontos ganhos 80

Pontos perdidos 80

Influência dos últimos 10 minutos

Sporting (46)

7

2

5

FC Porto (45)

0

0

0

Benfica (43)

3

0

3

Sp. Braga (37)

4

2

2

Rio Ave (30)

9

3

6

Marítimo (28)

4

1

3

Desp. Chaves (26)

4

1

3

Boavista (24)

2

4

-2

V. Guimarães (23)

3

1

2

Tondela (22)

2

2

0

Belenenses (19)

1

5

-4

Portimonense (18)

3

4

-1

Feirense (17)

2

3

-1

Moreirense (15)

2

2

0

Paços de Ferreira (15)

2

3

-1

Desp. Aves (14)

2

3

-1

V. Setúbal (13)

3

10

-7

Estoril (12)

1

0

1

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!