Já fez LIKE no MaisFutebol?
Maisfutebol  |  

Luís Sobral, diretor fundador, escreve sobre os 20 anos do Maisfutebol

Mais Futebol ou maisfutebol?

Resisto sempre aos textos pessoais.

São os 20 anos do Maisfutebol, não os meus 20 anos.

PUB

Talvez o Maisfutebol tenha começado por ser bom por ser de muitos.

Um projeto muito debatido, por um conjunto de pessoas que na altura andavam entre os 20 e alguns e os 30 e poucos.

O conjunto de fundadores tinha em comum algumas coisas: enorme capacidade de trabalho, amor pelo futebol, sentido de humor, respeito pelo jornalismo, diversas leituras partilhadas, amizade e respeito pelas qualidades uns dos outros. Tudo somado, formou-se uma equipa.

O Maisfutebol começou por ser pensado, uns anos antes do 5 de junho de 2000, como uma revista de desporto. Nas tais leituras cruzadas, as revistas internacionais de futebol não faltavam.

O projeto também se fez por oposição. O panorama da imprensa desportiva já estava muito preenchido, era preciso ser diferente. Mais do que ser preciso, era o que nós queríamos. E todos nós saímos de empregos estáveis para um grupo que estava a formar-se e para a loucura da internet (nem digital havia, imaginem). Saímos porque prometeram deixar-nos fazer o que queríamos.

PUB

O Maisfutebol foi também o resultado do trabalho de diversas pessoas que não eram jornalistas. Menciono duas, mas houve mais. O Pedro Morais Leitão, à época administrador da Media Capital Multimedia, que nos deixou trabalhar e cumpriu o prometido, ensinando-me pelo caminho muitas outras coisas. E o Fernando Soares, responsável técnico e que tinha em comum com a equipa um passado no jornalismo de desporto.

Sobretudo nos primeiros tempos (leia-se, pelo menos durante dez anos), divertíamo-nos a fazer diferente. Com uma redação muito pequena, mas sem o embaraçado de ter de guardar as notícias para o dia seguinte.

Vinte anos depois, com o olhar distanciado de quem agora só espreita de longe, acho que o Maisfutebol cumpriu aquilo para que foi criado: contar histórias, alargar o espaço para treinadores e jogadores. Para o próprio jogo.

Aliás, acho que o Maisfutebol continua a ser fiel a si próprio sempre que os seus jornalistas sentem que publicaram uma história que só ali podia ter sido publicada.

PUB

O futebol precisa – mais do que nunca? – de projetos que apelem ao melhor de cada leitor, que sejam espaços saudáveis e que nos contem histórias do jogo. O Maisfutebol é, sem dúvida, um desses locais.

À sua dimensão, o Maisfutebol foi um acelerador, no tempo em que a internet era mais do que um motor de busca, uma plataforma de vídeo e redes sociais. A história do jornalismo dirá se acelerar foi o movimento certo, mas na altura parecia.

Tento sempre escapar de textos na primeira pessoa, mas desconfio que provavelmente desta vez não o consegui. Enfim, só se faz 20 anos uma vez.

(durante uns tempos, uma das principais dificuldades era explicar o nome. Para os menos atentos, Mais Futebol. Duas palavras. Para nós, uma palavra nova que incrivelmente nenhum dicionário acolhera: Maisfutebol. Um url, um conceito, uma vontade. Sempre detestei o nome escrito em duas palavras)

*Texto escrito por Luís Sobral, fundador e primeiro diretor do Maisfutebol, jornal que dirigiu entre 2000 e 2014.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!