Já fez LIKE no MaisFutebol?
Automobilismo  |  

F1: colisão entre Norris e Verstappen abre caminho ao triunfo de Russell

Mercedes vence na Áustria graças a um final de corrida emocionante

Tudo parecia encaminhado para mais uma vitória de Max Verstappen este domingo, mas o Grande Prémio da Áustria, 11.ª prova do Mundial de Fórmula 1, teve um final de loucos.

O neerlandês, que corria em casa, no Red Bull Ring, estava a ter um fim de semana de sonho e liderou grande parte da corrida, contudo, a colisão com Lando Norris (McLaren) retirou os dois pilotos do topo e abriu caminho ao triunfo de George Russell (Mercedes). 

PUB

O tricampeão mundial largou da primeira posição da grelha de partida e logo no arranque começou a distanciar-se de quem o seguia.

PUB

A corrida só ganhou interesse a partir do momento em que Verstappen se começou a queixar dos pneus duros, apesar de nessa altura ter mais de sete segundos de vantagem sobre Lando Norris (McLaren).

Na 51.ª volta, Verstappen foi às «boxes» e trocou para médios, mas Norris aproveitou para fazer o mesmo e saiu a ganhar, já que a paragem da Red Bull foi demorada. O neerlandês apercebeu-se disso rapidamente e lamentou-se de imediato, tendo protagonizado uma travagem brusca à saída.

Norris continuou a insistir para aproximar-se de Verstappen e chegou mesmo a ultrapassar o tricampeão do mundo, mas excedeu os limites da pista. Apercebendo-se que não iria escapar a uma penalização, Norris deixou que Verstappen reassumisse a liderança.

Norris queixava-se que Verstappen estava a mover-se em demasia na zona de travagem, enquanto o neerlandês atirava as culpas para o britânico. Como resultado, os dois colidiram na volta 64 e ambos os carros ficaram com vários danos. Norris teve mesmo de abandonar, enquanto Verstappen ainda continuou a correr depois de uma paragem nas «boxes». Ainda assim, o piloto da Red Bull não se livrou de uma penalização de dez segundos.

PUB

Perante este cenário, aproveitou Russell, que ficou com caminho livre na frente e deu a vitória à Mercedes, algo que não acontecia desde novembro de 2022. Oscar Piastri (McLaren) terminou na segunda posição, a 1,906 segundos, enquanto Carlos Sainz (Ferrari) fechou o pódio, a 4,533.

PUB

Apesar de ter falhado a vitória, Verstappen ainda tem motivos para sorrir: concluiu na quinta posição e ganhou terreno aos rivais, ao alargar a vantagem no Mundial de pilotos. O neerlandês tem agora  237 pontos, mais 81 do que Lando Norris e mais 87 do que Charles Leclerc (150), que terminou em 11.º, após uma corrida em que parou quatro vezes nas «boxes».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!