Já fez LIKE no MaisFutebol?
Benfica  |  

Domingos Soares de Oliveira lembra Enzo para falar da estratégia do Benfica

Administrador da SAD diz que ainda há dificuldades em «reter jogadores»

Numa altura em que está acusado de fraude fiscal, o administrador da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, esteve em representação dos encarnados em Londres na quinta edição do Financial Times Business of Football Summit e defendeu que, apesar do «trabalho fantástico» da última década, ainda há dificuldades na retenção de jogadores.

«Se considerarmos em termos comerciais, patrocínios, fizemos um trabalho fantástico, mas ainda é demasiado pequeno para conseguir reter os nossos jogadores. Assim, desde 2006/07, quando construímos a nossa academia, colocámos a negociação de jogadores como parte da nossa estratégia. Não é que gostemos de o fazer, mas se quisermos manter as nossas receitas a aumentar e pagar salários elevados, temos de passar dos 100/150 milhões de euros que poderíamos gerar em Portugal, para 300 milhões de euros que é onde estamos neste momento. Seria uma pena concentrar o nosso crescimento apenas na negociação de jogadores. Atualmente temos alguns produtos que poderíamos exportar porque o mercado português é demasiado pequeno», afirmou.

PUB

Por outro lado, e falando sobre o Benfica Campus e a captação de valores fora do Seixal, Domingos Soares de Oliveira apontou que «existem duas opções» na negociação de jogadores e lembrou o caso de Enzo Fernández.

«Ou desenvolvemos os nossos próprios jogadores na nossa academia, algo que temos feito com grande sucesso, ou temos acesso a jogadores de diferentes mercados. Nunca o fizemos num modelo de propriedade de vários clubes, pelo que não precisamos. Mas é evidente que se temos um clube com o qual temos uma parceria, como temos no Brasil, por exemplo, e se através dela nós podemos ter acesso a um talento diferente, então em vez de comprarmos um jogador como o Enzo Fernández por um valor significativo, passamos a ter acesso a esse tipo de jogadores previamente. A questão é que agora não podemos trazer um jogador da América do Sul com menos de 18 anos e, por isso, temos de encontrar as ferramentas e o ambiente certo para desenvolver esses jogadores sob a nossa filosofia, com o nosso treino e metodologia e ter acesso ao talento local, para que não tenhamos necessidade de os trazer para a Europa», considerou.

Por outro lado, o administrador da SAD do Benfica diz que uma eventual criação de uma Liga Ibérica «seria fantástico», embora colocando dificuldades a clubes mais pequenos. «Iríamos tirar proveito não de uma população de dez milhões, mas de um total de 50 milhões. Atualmente pertencemos a um ecossistema, não só em Portugal, mas também na Europa, e se criássemos uma Liga Ibérica muitos dos clubes mais pequenos iriam desaparecer porque não poderiam enfrentar o Benfica, o FC Porto e o Sporting, pelo que acredito que estamos longe dessa situação», notou.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!