Já fez LIKE no MaisFutebol?
Bolsa  |  

Lisboa escapa ao pessimismo europeu e sai a ganhar

PT, BES e EDP Renováveis ajudam

A bolsa em Lisboa conseguiu escapar ao pessimismo Europeu e saiu a ganhar no fecho da sessão desta terça-feira, depois de ter estado a perder significativamente ao longo de todo o dia.

Na Europa, o cenário foi diferente. As bolsas registaram perdas entre os 1,57% e os 3,43%, ainda a ressentirem-se da falência do gigante americano. Depois do Lehman Brothers, os investidores temem mais falências. Os olhos estão postos na maior seguradora dos Estados Unidos, a AIG, que ou aumenta o seu capital dentro de horas ou corre o risco de apresentar falência. A notícia está a ser avançada pela CNBC, que cita fontes próximas da seguradora.

PUB

Galp lidera perdas por cá

Ainda assim, Lisboa conseguir «fugir» aos maus ventos internacionais. O PSI20 encerrou a ganhar 0,09% para os 8.103,67 pontos, com o sector da energia a impedir maiores ganhos.

A Galp Energia derrapou 5,46% para os 11,24 euros, depois de ter afastado uma eventual parceria com a Repsol, dizendo que está a pensar em tudo menos em casamentos e uniões de facto. Também as acções da EDP recuaram 2,80% para os 2,95 euros, mas valeu a subida da EDP Renováveis que trepou 4,44% para os 6,34 euros.

BPI impede maiores subidas

O destaque da sessão vai, contudo, para o sector financeiro. O BPI tombou 2,00% para os 2,15 euros e BCP ficou estável nos 1,19 euros. Já o BES ganhou 1,61% para os 8,18 euros. As 3 instituições financeiras garantem que a exposição portuguesa à falência americana é «muito reduzida». No entanto, segundo as contas do «Jornal de Negócios», os fundos do BCP são os mais expostos ao Lehman Brothers.

A penalizar ficaram também os títulos da Sonaecom que perderam 0,47% para 1,90 euros. Mas a PT ajudou ao desfecho positivo ao subir 2,84% para os 7,24 euros. A Oni admite ir para tribunal contestar concurso na área da saúde, que dá vitória à Portugal Telecom. A empresa liderada por Zeinal Bava, garantiu à Agência Financeira estar tranquila, afirmando que «teve a melhor proposta».

PUB

Cartão vermelho para o sector da construção. A Teixeira Duarte tombou 3,26% para os 0,94 euros e a Mota-Engil deslizou 1,13% para os 3,49 euros. Em entrevista à AF o presidente da Associação Portuguesa de Leasing e Factoring, Beja Amaro, disse que o mercado «vai ganhar novo fôlego» com grandes obras públicas e diz que o parque de máquinas é insuficiente para responder aos investimentos projectados.

EUA com tendência mista

Nos Estados Unidos, os mercados seguem mistos. O Dow Jones cai 0,27% mas o índice tecnológico, Nasdaq avança 0,38%, isto no dia em que a Reserva Federal norte-americana (a Fed) deve anunciar uma descida das taxas de juro naquele país, um anúncio que será feito ao final desta tarde.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!