Já fez LIKE no MaisFutebol?
Ciclismo  |  

Tour: Pinot rei no Tourmalet, Alaphillipe foge da concorrência

Franceses imperaram na terceira chegada da história ao gigante dos Pirenéus

Tourmalet de volta às pernas, tarde de sonho para os franceses. Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) venceu, este sábado, uma das etapas de renome do Tour, a 14.ª da edição de 2019, ao cortar a meta ao fim de 03h10m20s, após os 117,5 quilómetros que arrancaram em Tarbes.

Na 83.ª passagem pelo gigante dos Pirenéus no Tour, esta foi, contudo, apenas a terceira chegada a um dos míticos locais da prova gaulesa. Num grupo final de meia dúzia de ciclistas na frente, Pinot desferiu um ataque decisivo a 200 metros da chegada e igualou os feitos de Jean-Pierre Danguillaume (1974) e Andy Schleck (2010), os outros dois vencedores em chegadas ao Tourmalet.

PUB

Numa tarde em que Geraint Thomas, segundo da classificação geral, cedeu metros a cerca de um quilómetro do fim, o camisola amarela Julian Alaphillipe aguentou as várias investidas adversárias, foi segundo na etapa e ganhou distâncias para quase toda a concorrência.

O ciclista da Deceuninck-Quick Step chegou a seis segundos de Pinot, tal como Steven Kruijswijk, terceiro na tirada. Buchmann (Bora-Hansgrohe) e Bernal (Ineos) foram quarto e quinto, ambos a oito segundos. Já Thomas, vice-líder da geral, chegou a 36 segundos de Pinot, no oitavo posto. Landa, Uran, Barguil e Fuglsang integraram o top-10 da etapa.

Na classificação geral, Alaphillipe ganhou 36 segundos a Thomas, que está agora a 2m02s de distância. A fechar o pódio, Kruijswijk perdeu apenas dois segundos para o camisola amarela, numa tarde em que Egan Bernal recuperou a camisola branca da juventude.

Camisola amarela Alaphillipe foi segundo no Tourmalet e ganhou distâncias na geral

PUB

Os portugueses Rui Costa, José Gonçalves e Nelson Oliveira ficaram fora do top-50 da etapa. Oliveira e Costa foram 87.º e 90.º, respetivamente, ambos a 20 minutos e 19 segundos de Pinot. Já José Gonçalves foi 126.º, a 24 minutos e 18 segundos.

Este domingo, corre-se a 15.ª etapa, também caracterizada pela montanha, entre Limoux e Foix, na distância de 185 quilómetros.

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A 14.ª ETAPA:

1.º Julian Alaphillipe (Deceuninck-Quick Step), 56h11m29s

2.º: Geraint Thomas (Ineos), 2m02s

3.º: Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), 2m14s

4.º: Egan Bernal (Ineos), 3m00s

5.º:  Emanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe), 3m12s

6.º: Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), 3m12s

7.º: Rigoberto Uran (Education First), 4m24s

8.º: Jakob Fuglsang (Astana Pro Team), 5m22s

9.º: Alejandro Valverde (Movistar Team), 5m27s

10.º: Enric Mas (Deceuninck-Quick Step), 5m38s

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!