Já fez LIKE no MaisFutebol?
Clássico  |  

Barcelona-Real Madrid: que tal um cenário de Mourinho campeão?

«El Clásico» joga-se sábado

Rivalidade eterna, que extravasou as fronteiras e é acompanhada em todas as partes do globo. Já quase tudo se escreveu sobre o clássico dos clássicos, entre Real Madrid-Barcelona. A história está lá, apenas o momento muda. E agora, ele é favorável aos da capital em pontos. Como já não era desde o campeonato ganho por José Mourinho.

Barcelona e Real Madrid voltam a encontrar-se neste sábado para El Clásico. Será a 233. ª edição de uma rivalidade enciclopédica. O empate dos catalães no Anoeta, em San Sebástian, elevou a vantagem dos madrilenos para seis pontos. Portanto, se está a perguntar quando foi a última vez que o Clássico teve diferença igual ou maior, saiba que foi há…11 meses.

PUB

No último jogo entre as duas equipas, o Barça tinha 10 pontos à maior do Real Madrid. Os merengues venceram o jogo, porém, e a Liga terminou com os catalães a festejarem o título com um ponto a mais que o rival.

Mas se se estiver a questionar qual foi a última vez que o Madrid esteve com tamanha diferença pontual, e na primeira volta do campeonato, fique a saber que ela aconteceu em 2011/12.

José Mourinho era o treinador, os merengues tinham 40 pontos e o Barça 33. Curiosamente, os culés bateram o Real Madrid por 3-1, encurtaram a distância, mas seria o técnico português e os da capital a festejarem um título conhecido por Liga dos Recordes: 100 pontos e 121 golos. Inédito.

Como se vê pela imagem, muitas coisas mudaram desde que o Real Madrid esteve nesta situação

PUB

O efeito Zidane resultou para conquistar a Liga dos Campeões e está a ter impacto brutal no campeonato também. São já 25 jogos consecutivos de campeonato sem perder depois do dérbi de fevereiro com o Atlético, 32 em todas as competições. O recorde do clube são 34.

A boa tendência para o Barcelona

Das 232 vezes em que ambos os emblemas já se defrontaram, apenas em 56 ocasiões o fizeram com uma diferença pontual igual ou superior a cinco pontos.

Neste particular, analisado de forma mais ampla, a balança pende para o lado do Barcelona: ganha com mais frequência quando está cinco ou mais pontos atrás do Real.

Num cenário pontual semelhante àquele que se joga sábado, os dados são os seguintes: o Barça venceu 16 vezes, o Real Madrid 10. Depois de já ter perdido duas vezes na Liga, uma delas em casa, os culés vão à procura de recuperar pontos. E ânimo.

Então e Messi e Ronaldo?

Há muitos números a envolver o jogo dos jogos. E dentro desses, há os de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A primeira pergunta normalmente é, quem marcou mais vezes? O quadro seguinte explica.

PUB

No entanto, quando se olha aos golos apontados em Camp Nou, verifica-se que desde que Messi e Ronaldo pisam o relvado do palco blaugrana ao mesmo tempo, e é neste que sábado o jogo se desenrola, o saldo é positivo para o português: Messi marcou cinco em casa, Ronaldo 10, em todas as competições. 

Há um total de 232 jogos. E o Real Madrid tem vantagem histórica em vitórias, referente ao total de encontros, ou seja, no somatório de encontros na capital espanhola e na Catalunha.

Se quer ver como são referentes apenas aos jogos na Cidade Condal, aqui ficam os dados. Hegemonia clara dos catalães, como seria de esperar.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!