Tecnologia regista emoções em tempo real
Solução promete «revelações valiosas» sobre os gostos dos consumidores
Terá o consumidor gostado daquela campanha? O que sente ao ver um determinado anúncio? Que emoções processa ao experimentar aquele produto? Há uma nova tecnologia que responderá a todas estas perguntas e que poderá revolucionar a indústria dos estudos de mercado, medindo com precisão as reacções e as decisões dos consumidores.
A empresa GfK está a desenvolver esta solução tecnológica, que regista e analisa os movimentos dos músculos faciais, gravando as expressões que reflectem os sentimentos dos consumidores.
PUB
8% dos europeus admite fazer downloads ilegais
Jobs fez transplante de fígado e espera regressar
Segundo um comunicado enviado à Agência Financeira, a tecnologia permite investigar a forma como os sentimentos «interesse», «satisfação» e «aversão» podem ser «revelados através da mais subtil alteração de uma expressão facial.
A invenção está neste momento a ser «implementada através de um estudo de exequibilidade», o que pode levar a «descobertas valiosas» nas áreas de comunicação e desenvolvimento de novos produtos.
Saiba onde já pode comprar o novo iPod (fotos)
Microsoft proíbe uso de aparelhos concorrentes na empresa
Para a GfK-Nürnberg e.V., que trabalha em em colaboração com o Fraunhofer Institute for Integrated Circuits e o professor Klaus R. Scherer, docente de Psicologia da Universidade de Genebra, «o passo seguinte passa pela criação de uma tecnologia capaz de combinar a medição de expressões faciais com a análise vocal».
PUB