Já fez LIKE no MaisFutebol?
Contas  |  

SAD do Benfica em falência técnica pela primeira vez desde 2014

Há um ano e meio que situação não se verificava em nenhum dos relatórios apresentados. Conselho de administração diz que situação será revertida através de vendas de jogadores. Contas passaram de 4,6 milhões de euros de lucros para 9,5 milhões de euros de prejuízos

Redação

Com o prejuízo de 9,4 milhões de euros no final do terceiro trimestre de 2015/16, a SAD do Benfica voltou a apresentar capitais próprios consolidados negativos pela primeira vez desde 31 de dezembro de 2014.

Quer isto dizer que a Benfica SAD terminou o último exercício em falência técnica, uma vez que o passivo (€427,940 milhões) é agora superior ao passivo, que é ligeiramente inferior a 420 milhões de euros.

PUB

No Relatório Intercalar do 3º trimestre da época, tornado publicado na terça-feira à noite, o conselho de administração da sociedade que gere os destinos do clube refere que a situação deverá ser revertida até ao final do presente exercício, «como consequência das transações de direitos de atletas», para que a SAD volte a apresentar capitais próprios no «verde».

Refira que, como Maisfutebol já tinha escrito, neste balanço não entra a venda de Renato Sanches ao Bayern Munique, por um valor imediato de 35 milhões de euros e que pode atingir montantes adicionais de 45 milhões de euros. A SAD dos encarnados perspetiva que a venda do jovem médio permita perspetivar uma «melhoria significativa no resultado líquido» no exercício de 2015/16.

Há várias razões que ajudam a perceber por que razão as contas das águias passaram num trimestre de um lucro de 4,6 milhões de euros para um prejuízo de 9,4 milhões.

De acordo com o Relatório e Contas anterior (de 1 de julho a 31 de dezembro de 2015), as águias encaixaram no referido período um valor total de 23,526 milhões de euros na Liga dos Campeões. Ora, o montante arrecadado entre 1 de janeiro e 31 de março deste ano substancialmente inferior: ronda os 9,5 milhões de euros, mas aqui não está contemplado o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões (6 milhões de euros), nem outras receitas associadas a essa eliminatória com o Bayern Munique.

Outro ponto a destacar tem a ver com o facto de a SAD benfiquista não realizado qualquer encaixe decorrente de vendas de jogadores, ao contrário do que sucedeu nos primeiros seis meses: 23 milhões de euros. Aqui, a balança pende claramente a favor das «importações»: os avançados sérvios Luka Jovic e Ivan Saponjic aterraram na Luz em janeiros e custaram aos cofres da SAD cerca de 9,5 milhões de euros.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!