Já fez LIKE no MaisFutebol?
Corrupção  |  

FIFA: candidatura de Platini em risco por causa de suspensão

Outro candidato, o sul-coreano Chung Mong-Joon, também foi suspenso

Redação

A corrida de Michel Platini à presidência da FIFA está em risco por causa da suspensão de 90 dias imposta ao presidente da UEFA. Um porta-voz da Comissão de Ética da FIFA que, «tendo em conta que não pode exercer qualquer atividade relacionada com o futebol, é muito complicado que possa ser candidato».   O mesmo responsável disse ainda que se Michel Platini ainda não apresentou a sua candidatura não o poderá fazer mais, «porque o prazo acaba a 26 de outubro, num período em que está suspenso», e se já o fez «não poderá continuar». «Não poderá fazer campanha, nem assistir a qualquer reunião relacionada com o futebol», acrescentou.   Surgiu entretanto até a teoria da conspiração, de que tenham sido pessoas ligadas ao ainda presidente Joseph Blatter a denunciar às autoridades as alegadas irregularidades cometidas por Platini, para o impedir de concorrer. E o presidente da UEFA também parece acreditar nisso. 

PUB

Platini confessa sentir «uma revolta profunda, mais do que um sentimento de injustiça ou de vingança», por aquilo que qualifica como «uma farsa» e recusa a acreditar que se trata de «uma decisão política para manchar uma vida dedicada ao futebol ou para destruir a candidatura à presidência da FIFA» que protagoniza.
«Rejeito integralmente as alegações que me são imputadas e que se baseiam em simples aparências jurídicas, que são, elas próprias, de uma imprecisão surpreendente», escreveu Platini no depoimento que assinou, em reação à decisão da Comissão de Ética de o castigar.

PUB

Segundo o dirigente francês, o texto acusatório em que se sustenta o castigo limita-se a indicar uma violação do código de ética da FIFA que «parece ter sido cometida» e a acrescentar que a comissão «não pode no imediato tomar uma decisão sobre a natureza dessa violação».

«Estou mais determinado do que nunca em fazer valer os meus direitos nas instâncias jurídicas competentes», garantiu.   Outro dos elementos suspensos é o sul-coreano Chung Mong-Joon, também candidato à presidência da FIFA, que já anunciou que vai «mobilizar todos os meios legais» para contestar a suspensão de seis anos que lhe foi imposta.   «A FIFA é como um Titanic a afundar-se», afirmou Chung Mong-Joon, que tinha assumido a candidatura à presidência da FIFA, acusando o Joseph Blatter, o presidente demissionário, de ter «falido moralmente a FIFA». O sul-coreano garantiu que vai «utilizar todos os meios legais para mostrar a injustiça da decisão do Comité de ética e continuar a trabalhar na reforma da FIFA».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!