Já fez LIKE no MaisFutebol?
Crise  |  

Salários em Portugal vão diminuir «a bem ou a mal»

Vítor Bento considera que boa parte dos desempregados não irão voltar a encontrar trabalho

RedaçãoJF

Os salários em Portugal vão diminuir «a bem ou a mal», defendeu esta terça-feira o economista Vítor Bento.

«Quando digo a bem é através da Concertação Social, a via considerada neo-liberal, quando digo a mal é através do desemprego, a via liberal, deixar a economia funcionar», disse o presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) na conferência «Crise, Justiça Social e Finanças Públicas», que decorre na Faculdade de Direito de Lisboa.

PUB

Para Vítor Bento, o aumento do desemprego é a grande ameaça à pobreza, uma vez que uma boa parte daqueles desempregados não irão voltar a encontrar trabalho.

O economista considerou ainda fundamental uma redução do preço dos bens não transaccionáveis.

«Temos desalmadamente que exportar e reduzir as importações e, para isso, temos que aumentar a competitividade e reduzir a procura interna».

Para o economista, se não forem tomadas medidas rápidas Portugal corre o risco de prolongamento de uma recessão, lembrando que «a crise nacional já cá estava antes da internacional».

Durante a conferência, o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d`Oliveira Martins, realçou a importância de evitar o excesso de endividamento «que não seja sustentável».

O presidente do Tribunal de Contas alertou ainda para a necessidade de «correr riscos» mas, ao mesmo tempo, avaliar constantemente as políticas adoptadas «que só por um milagre darão logo certo».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!