Já fez LIKE no MaisFutebol?
Cristiano Ronaldo  |  

PR aguarda para saber se retira condecorações a Ronaldo

Marcelo espera por mais detalhes da condenação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aguarda por mais informações relativas à condenação de Cristiano Ronaldo pela justiça espanhola para saber se retira as condecorações ao internacional português.

«Aguardamos a versão autêntica da decisão final das autoridades espanholas. Depois de apurados os factos, se tal se justificar, os competentes Chanceleres das Ordens Honoríficas pronunciar-se-ão, nos termos da lei», escreve a Lusa, que cita a assessoria de imprensa da Presidência da República.

PUB

Lembra a agência de notícias que a lei das Ordens Honoríficas Portuguesas obriga os condecorados a «defender e prestigiar Portugal em todas as circunstâncias, regular o seu procedimento público e privado pelos ditames de virtude e honra, acatar as determinações e instruções do Conselho da respetiva Ordem, dignificar a sua Ordem por todos os meios e em todas as circunstâncias».

Aquela lei estabelece que «sempre que haja conhecimento da violação de qualquer dos deveres enunciados (...) deve ser instaurado processo disciplinar, mediante despacho do Chanceler do respetivo Conselho», que pode conduzir à pena de admoestação ou irradiação.

Cristiano Ronaldo foi condenado por um tribunal de Madrid a dois anos de prisão, com pena suspensa, substituída por 365 mil euros. As condecorações foram atribuídas ao jogador da Juventus em 2014 e 2016, por Aníbal Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, respetivamente.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!