Já fez LIKE no MaisFutebol?
Desporto  |  

Dakar: e a dois dias da meta... a Honda cede e a KTM fica na frente

Foi dia de desistência de Ricky Brabec quando era líder

Faltam dois dias para terminar o Rali Dakar 2019 depois desta terça-feira. E tudo está por decidir quanto ao vencedor. Mas muito também ficou decido nesta oitava etapa de hoje entre San Juan de Marcona e Pisco, com uma especial de 360 km cronometrados.

O primeiro e decisivo facto foi a desistência do líder à saída para a etapa. Ricky Brabec era o piloto com mais dias no comando da prova. Mas o motor da sua Honda não aguentou, a exemplo de 2018, e o norte-americano deixou a prova e deixou a marca japonesa sem hipótese de impedir o 18.º triunfo seguido da KTM.

PUB

Kevin Benavides (Honda) já está a 21 minutos do líder do rali, no sexto lugar – depois dos abandonos de Paulo Gonçalves e do líder dos primeiros dois dias Joan Barreda.

Com as Honda de fora da luta, só mesmo Pablo Quintanilla (Husqvarna) poderá impedir a KTM de carimbar mais uma vitória no Dakar – o quinto lugar de Adrien van Beveren (Yamaha), a quase 10 minutos, já estará muito longe de poder discutir algo com tantos à sua frente...

No final da oitava etapa nesta terça-feira, a KTM ficou com três pilotos no top 5 – um deles, o líder da classificação geral...

A etapa foi ganha por Matthias Walkner (KTM), que terminou com menos 45 segundos do que Quintanilla. O terceiro classificado foi Toby Price (KTM); ele que é agora o novo comandante da prova com um minuto de vantagem sobre o chileno da Husqvarna.

O australiano dominou a maior parte da etapa, mas aliviou no final, não deixando de se queixar das muitas dores no pulso direito que o têm acompanhado. Mas, no termo do dia, saltou para a frente da «geral», com Quintanilla a segui-lo de perto para os 313 km cronometrados da nona desta quarta-feira (Pisco-Pisco) antes dos 112 km cronometrados do último dia até Lima.

PUB

As KTM de Walkner e Sam Sunderland estão a cinco minutos do chileno, antes de surgir Van Beveren.

Entre os portugueses, também houve mais uma desistência (a quarta) com a Yamaha de António Maio a ter problemas irresolúveis para a continuidade em prova daquele que era à partida para a tirada de hoje o piloto luso mais bem classificado.

O melhor português na tabela é agora Joaquim Rodrigues com o piloto da Hero a entrar para o top 20, no 18.º lugar da «geral», depois de ter terminado a etapa no 13.º lugar. E foi logo seguido por Sebastian Buhler, também agora no top 20 da «geral» sendo o segundo melhor estreante em prova.

Classificação (provisória) da 8.ª etapa (motos):

1. Matthias Walkner (KTM), 3h55m25s

2. Pablo Quintanilla (Huqsvarna), 45s

3. Toby Price (KTM), 1m13s

4. Sam Sunderland (KTM), 6m21s

5. Andrew Short (Husqvarna), 9m51s

(...)

13. Joaquim Rodrigues (Hero), 26m24s

14. Sebastian Buhler (KTM), 30m08s

PUB

(...)

29. Fausto Mota (Husqvarna), 59m05s

(...)

41. David Megre (KTM), 1h39m14s

(...)

Classificação geral (provisória) do Dakar (motos):

1. Toby Price (KTM), 28hm53m08s

2. Pablo Quintanilla (Huqsvarna), 1m03s

3. Matthias Walkner (KTM) 6m35s

4. Sam Sunderland (KTM), 6m38s

5. Adrien van Beveren (Yamaha), 9m54s

(...)

18. Joaquim Rodrigues (Hero), 4h30m12s

20. Sebastian Buhler (KTM), 4h51m15s

(...)

32. David Megre (KTM), 9h58m46s

(...)

33. Fausto Mota (Husqvarna), 10h02m09s

(...)

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!