Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga Europa  |  

Emigrante português em Lyon sonha com prenda do V. Guimarães

Carlos Manuel Cunha espera por milhares de conterrâneos na partida em França

Tal como tantos outros portugueses, Carlos Manuel Cunha deixou o nosso país e rumou a França, mais propriamente a Lyon, em busca de uma vida melhor. 

PUB

Esta quinta-feira vive um dia diferente, um dia em que nem sequer vai trabalhar e recebe de braços abertos um pouco da sua cultura, em sua casa. 
O Maisfutebol falou com este associado do V.Guimarães que por um dia vai sentir-se em Portugal.  «É um orgulho tremendo ter o Vitória em Lyon, faz-me sentir em Portugal e é também uma maneira de poder mostrar aos franceses o que é ser Vitoriano e o que é que isso implica», começou por dizer ao nosso jornal o adepto do V.Guimarães que está radicado nos arredores de Lyon há cerca de cinco anos. 
Com 22 anos, e a irreverência característica da idade, Carlos Manuel Cunha relembra a hora em que viu o sorteio ditar que a equipa vimaranense calhasse no grupo I juntamente com a equipa francesa: «Fiz uma festa louca. Foi uma das melhores prendas que tive na minha vida. Sempre que vou a Portugal e vejo um jogo do Vitória fico a pensar que será o último do ano. Este jogo é como ir a Portugal ficando em França, o que é bom para qualquer português».

PUB

«Só se fala do jogo e estamos prontos para receber os vitorianos»  

Desde que o confronto entre o V.Guimarães e o Lyon ficou marcado que Carlos Manuel Cunha está ansioso pelo jogo, garante que não é o único: «Vai ser um dia muito especial. A maior parte dos portugueses aqui em Lyon são do Vale do Ave, por isso todos gostamos do Vitória. Aqui só se fala do jogo e estamos prontos para receber os Vitorianos e para fazer uma grande festa na cidade».

O sócio do V.Guimarães, como fez questão de relembrar várias vezes ao Maisfutebol, confessa que esta quinta-feira não será a primeira vez que vai ao Estádio Gerland. Costuma presenciar alguns jogos do Lyon. Com o V.Guimarães será diferente.

O Vitoriano espera fazer do dia uma festa na praça central de Lyon: «Não vou trabalhar, porque é sem dúvida um dia para aproveitar ao máximo e para nunca mais esquecer. Vou passar o dia na cidade, mais precisamente Place Bellecour, vamos fazer lá um Toural em Lyon. Vou andar equipado a rigor, quero que os franceses conheçam o que é ser Vitoriano e orgulho que temos nesta camisola.»

PUB

«Podemos ganhar aqui em Lyon»

Há muito que o jogo mexe com os portugueses que estão em França, e também nas redondezas. São esperados adeptos provenientes da Suiça, Luxemburgo, Holanda e também da Alemanha. Carlos Manuel Cunha diz que na Associação de Portugueses têm mantido contacto e dado informações a vários adeptos: «Tenho mantido contacto com vários Vitorianos que vêm de toda a europa apoiar o Vitória».

O jovem de 22 anos acredita numa forte presença de adeptos do seu clube no estádio: «Como é normal em qualquer lado, o Vitória não estará sozinho. Em Lyon não vai ser diferente e espero ter uns quatro mil Vitorianos espalhados pelo estádio, sem contar com os muitos portugueses que vão apoiar o Vitória. Os jornais franceses falam em cerca de seis mil franceses nas bancadas».

Carlos Cunha, acredita num bom resultado dos «conquistadores» no Estádio Gerland: «O Vitória tem boa equipa este ano, temos bons jogadores e sem dúvida acho que podemos ganhar aqui em Lyon. Ainda por cima o Lyon perdeu alguns jogadores e está a fazer um mau início de campeonato».

O futebol também é isto. Um transporte de culturas e de aproximação entre povos. Neste caso, leva aos emigrantes a possibilidade de por um dia se sentirem em casa.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!