Já fez LIKE no MaisFutebol?
Entrevista  |  

«O Deco foi o maior craque com quem joguei»

Carlos Alberto: entrevista ao campeão da Europa e do Mundo de 2004 – Parte 3

Carlos Alberto esteve um ano no FC Porto e ganhou tudo: campeonato, Supertaça, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental. Regressou repentinamente ao Brasil e deixou a imagem de um executante acima da média, um artista de nível estratosférico. Em longa entrevista ao Maisfutebol, Carlos recorda alguns dos colegas azuis e brancos, a inesquecível final de Yokohama e declara o seu amor incondicional pelo futebol de Deco.. «O Nuno E. Santo ajudou-me quando eu andava perdido» - Parte 1. «Só o Mourinho soube puxar-me as orelhas» - Parte 2

Carlos Alberto ao lado de Quaresma na final de Yokohama

PUB

MF – O Carlos assistiu à transição de 2004. Primeiro para o Del Neri e depois para o Victor Fernandez. CA – Não foi fácil. A maneira de o Mourinho trabalhar era muito própria. Com o Victor ganhámos um Mundial, mas não foi simples para ele. Era uma missão muito exigente. A cobrança, a ansiedade, o plantel remexido, o passado vitorioso. O Victor teve dificuldades e nós também tivemos com ele. O Porto depois mudou bastante de treinadores e esse não era o perfil do clube. Ainda veio o José Couceiro…

MF – O último jogo que fez foi contra o Once Caldas. E saiu como campeão do mundo. CA – Nossa, eu fui essa viagem inteira a tocar pandeireta no avião (risos). A sambar, não deixei ninguém dormir. Havia aquela questão do jet-lag e os que dormiram mais tiveram dificuldades de adaptação no Japão. A final foi no dia 12 de dezembro e na véspera foi o meu aniversário. 20 aninhos.

VÍDEO: um golo de Carlos Alberto ao Sporting (1m15s):

PUB

MF – Houve festa ou foi tudo calminho? CA – Calmíssimo! Estávamos no hotel, fizeram um bolo para mim e cantaram-me os parabéns. Foi fantástico. Depois ganhámos a final e na viagem de regresso eu aprontei com a minha pandeireta. Andei para a frente e para trás, fui ao cockpit… Faltava essa irreverência ao grupo, tínhamos vários atletas mais velhos e casados. Eu dei alegria ao plantel e isso foi mágico.

MF – Ainda esteve no banco de suplentes mais uma vez. Mas nunca mais jogou. CA – Tive a despedida perfeita (risos). Ganhei quatro troféus, estive com as pessoas certas no momento certo. Acertei em cheio ao assinar pelo FC Porto. Nunca encontrei vaidade no balneário portista. Genial.

PUB

MF – Voltou à Europa em 2007. O que falhou no Werder Bremen? CA – Tive muitas dificuldades de adaptação, o grupo não tinha nada a ver com o que encontrei no Porto. Por isso regressei ao Brasil. Talvez me tivesse faltado alguma paciência. Agradeço ao Werder por me ter contratado, mas com a minha idade e a minha qualidade eu podia ter ido mais além.

MF – No balneário do FC Porto quem era o seu melhor amigo? CA – As pessoas acham que os brasileiros andam sempre juntos, mas eu adorava os portugueses. O Maniche, o Nuno Valente, o Nuno Espírito Santo. Eu tinha uma admiração enorme por eles. Depois, claro, o Derlei, o Deco, o Maciel, o Bruno Moraes. E o Benni McCarthy, claro. Que figuraça (risos)! Eu frequentava a casa dele, tínhamos gostos parecidos. Hip-hop, danças, brincadeira… dávamo-nos muito bem.

MF – E o maior craque com quem jogou? CA – Posso falar do Vítor Baía, do Alenitchev… um craque fantástico, jogava de pé direito, pé esquerdo e com uma humildade fantástica. Mas o melhor… Deco, Dequinho. Era a figura mais emblemática, a referência. Trabalhava muito sem bola, apesar de ser muito técnico. Era muito educado taticamente. Foi o jogador de mais qualidade que eu conheci. Era o pilar da nossa equipa. Mantemos até hoje uma enorme amizade.

MF – Como era a sua vida na cidade do Porto? CA – Vida boa. Vivia perto do Estádio do Bessa. Via o estádio da minha janela. Adorava ir a Matosinhos e a Leça. Adorava arroz de pato.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!