Já fez LIKE no MaisFutebol?
Entrevista  |  

João Sousa ao Maisfutebol: «Acredito numa surpresa»

Entrevista ao melhor tenista português de sempre. A estreia em Jogos Olímpicos, a época de 2016 e a análise a Gastão Elias, amigo e rival

* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos Siga o autor no Twitter João Sousa controla a bola, arrisca o remate e… penálti! Falta clara dentro da área do Real Madrid, golo para o Granada. Gastão Elias protesta, mas o árbitro decide bem. Nada a dizer, vantagem justa de Sousa.

O Maisfutebol junta-se aos melhores tenistas portugueses numa sala de convívio da Aldeia Olímpica, erigida nos escombros do mítico circuito de Jacarepaguá, palco de tantos e tantos domingos extraordinários de Fórmula Um.

PUB

Na playstation, João Sousa vence e Gastão protesta. Sorriem e abraçam-se. São, antes de mais, bons amigos. Curiosamente, defrontaram-se há semanas no ATP 250 de Bastad, Suécia, e Elias venceu.

No dia 6 de agosto, entram ambos em ação na primeira ronda de singulares do pó de tijolo olímpico. Em exclusivo ao nosso jornal, Sousa, número 36 do mundo, fala da temporada de 2016 e do objetivo olímpico.

Apesar de as últimas semanas não terem sido brilhantes, João Sousa aproveitou a ligeira e breve pausa no calendário para reorganizar ideias e recarregar energias.

«Estou bem, muito motivado», garante o atleta natural de Guimarães, convencido de que esta é uma prova tentadora para surpreender e… enfim, quem sabe, chegar ao pódio.

«Todos os atletas que chegaram aqui são excelentes. No ténis há surpresas, quase sempre. Aliás, isso é das coisas que me fascinam no ténis. Eu acho que podem existir surpresas aqui. Acredito nisso».

«Julgo que vou fazer uma boa prestação», insiste Sousa. «Tenho-me adaptado bem às condições dos courts e às características atmosféricas. Temos treinado bem. Estou curioso para ver como reajo em jogo», afirma João Sousa, senhor de um palmarés sem paralelo no ténis nacional.

PUB

«Os campos são novos e têm um piso bastante lento. As bolas são boas, do meu agrado, vamos ver como correm os jogos», continua João Sousa, empenhado em adaptar «rapidamente» o seu jogo a uma superfície que o agrada.

«Tenho de adaptar o meu jogo a este campo pesado e lento. Sinto-me bem fisicamente, apesar de a época já ir longa e com vários torneios e viagens».

João Sousa coloca em cima da mesa os resultados de 2016. Em maio chegou ao lugar mais alto de sempre no ranking ATP (26º) e pela primeira vez esteve na terceira ronda de Wimbledon, além de ter brilhado em Madrid.

O saldo é, por isso, positivo.

«A época está a ser boa. O grande objetivo passava por fazer resultados convincentes nos grandes torneios [Grand Slam e Masters 1000] e felizmente isso tem acontecido. Infelizmente, nos pequenos torneios nem tanto. Mas não há problema», sublinha.

«Fiz um bom torneio em Madrid [quartos de final], cheguei à terceira ronda em dois Grand Slam e à segunda noutro. Sinceramente, estou satisfeito».

PUB

«Encontro semelhanças entre a Davis e os Jogos»

João Sousa está habituado a representar Portugal na Taça Davis e tem, de resto, um saldo extremamente positivo na prova: 15 vitórias, 9 derrotas.

Ao Maisfutebol, o tenista diz identificar «algumas semelhanças» entre a Davis e os Jogos Olímpicos, embora sublinhe uma grande diferença: «nas bancadas não vai haver apoio a um tenista da casa, a não ser que defronte um brasileiro».

«Encontro semelhanças, sim, mas tenho a certeza que o ambiente vai ser diferente. Na Davis há sempre um dos jogadores a representar o país de casa e o apoio nas bancadas é muito forte. Aqui não vai existir isso, mas o sentimento de representar Portugal é igualmente forte. É um orgulho estar cá».

A finalizar, o Maisfutebol desafia João Sousa a lançar um olhar sobre o atual momento de forma de Gastão Elias. Na playstation, já se percebeu, o tenista da Lourinhã tem de melhorar.

«Tenho visto o Gastão bem, em bom momento de forma. Teve excelentes resultados nas últimas semanas, até me venceu recentemente (risos). Acredito que está muito forte».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!