Já fez LIKE no MaisFutebol?
Esta é boca  |  

«Até os comunistas e os ateus tratam dos pobrezinhos»

João César das Neves afirma que falar sobre o Serviço Nacional de Saúde «é como discutir a paz no mundo e a fome em África»

CP

O economista João César das Neves defende que o problema da Saúde em Portugal não tem que ver com dinheiro, mas é religioso, sustentando que «o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não existe, é uma ficção».

«O problema verdadeiro da Saúde é religioso e quem tem a solução é a pastoral da saúde», ou seja, «passa pelo trabalho da comunidade cristã», defendeu o economista, em Fátima, no penúltimo dia do XXIV Encontro Nacional Da Pastoral Social da Igreja Católica Portuguesa.

PUB

O professor de economia da Universidade Católica afirmou ainda que «falar sobre o SNS é como discutir a paz no mundo, a fome em África, a globalização», acrescentando:«É apenas uma maneira de fazer congressos em sítios simpáticos».

A verdade, defende, é que o SNS é uma entidade abstrata e «aquilo com que temos de nos preocupar é com aquilo que é real, com as pessoas e os prestadores de cuidados de saúde que nos são próximos».

Contudo, João César das Neves afirmou ainda que «o problema da pastoral da saúde não é tratar dos pobrezinhos, que isso até os comunistas e os ateus o fazem».

Os cristãos «não são chamados a serem bonzinhos, mas a serem felizes, mesmo no sofrimento dos hospitais e isso só é possível confiando em Jesus Cristo», frisou.

Para o economista, «o problema na Saúde, tal como é apresentado, não tem solução».

«Pode conter-se, mas nunca vai ter solução, e isso também sucede nos países mais desenvolvidos», afirmou, lembrando que «Portugal não tem problemas de qualidade de saúde, apresenta ótimos indicadores e não tem falta de médicos ou de produtividade» no setor.

PUB

João César das Neves, contudo, reconhece que «a despesa é absolutamente brutal» e que «por isso é que o setor da Saúde está em dieta», porque «sofre de obesidade, fuma, é sedentária e já mudou de médico várias vezes, sem melhorar».

Como resultado, disse, a Saúde em Portugal «sofre de tensão alta, tonturas e depressões».

A intervenção de João César das Neves decorreu na sessão da manhã do XXIV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, que decorre em Fátima até ao próximo sábado.

A iniciativa, promovida pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde da Igreja Católica Portuguesa, está subordinada ao tema «Cuidados de Saúde, Lugares de Esperança (A Saúde em Portugal)».

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!