Já fez LIKE no MaisFutebol?
FC Porto  |  

FC Porto: seis jogadores à espera da estreia em Vila Real

Metade dos ainda não utilizados são reforços

Vinte e dois é o número total de jogadores que o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, já utilizou no decurso oficial da presente temporada. Uma lista que vai dos totalistas em todas as competições, Felipe e Alex Telles, aos nove minutos de Marius Mouandilmadji, que nesse tão curto período até conseguiu estrear-se a marcar pelos dragões.

E se o ritmo competitivo no plantel azul e branco já vai nas pernas de mais de duas dezenas de futebolistas, há outros seis que ainda procuram os primeiros minutos em 2018/2019 pelo atual campeão nacional.

PUB

Olhando aos números e aos minutos, é notório que Conceição tem dado primazia aos que já estavam no Dragão. Parte das caras novas ainda estão a engrenar.

Metade à espera são reforços

Da meia dúzia de futebolistas ainda sem minutos, três são reforços: Mbemba, Jorge e Bazoer.

No caso do primeiro, a potencial estreia ficou travada por uma entorse num joelho na pré-época, em julho. Jorge e Bazoer foram oficializados, respetivamente, nos penúltimo e último dias do mercado de transferências e ainda não tiveram possibilidades com Conceição. Em comum, o facto de já terem sido utilizados num jogo na II Liga, ante a UD Oliveirense.

Os restantes são o guarda-redes Fabiano, o defesa Chidozie e o médio Bruno Costa. E apenas o português já jogou esta época, mas pelos bês. Tal como Bazoer e Jorge, Bruno fê-lo ante a UD Oliveirense.

Ora, a estreia destes nomes pode, naturalmente, acontecer ante o Vila Real, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Um jogo no qual, ante um adversário dos campeonatos distritais, pode permitir, com cautela, alguma rodagem de Conceição nos escolhidos.

PUB

Lusitano é exemplo

A mesma fase da Taça na época passada encontra paralelismos com o cenário atual, quanto a possíveis estreias. A 13 de outubro de 2017, na terceira eliminatória da prova, os dragões defrontaram o Lusitano de Évora no Restelo e venceram por 6-0. Um jogo que permitiu caras novas na equipa principal.

José Sá fez aí o primeiro jogo da época pelo clube, a titular. Diogo Dalot também esteve no onze inicial e fez a estreia absoluta pela equipa principal. Oportunidade idêntica a Dalot, mas como suplentes, para Luizão, Jorge Fernandes e Galeno: o último até marcou um dos seis golos.

Foram, portanto, cinco estreias nesse jogo, quatro delas absolutas pela equipa principal.

Para perceber se Vila Real é hipótese para quem ainda não jogou, há que esperar pelas decisões e pelos nomes que Conceição levará a jogo às 20h15 da próxima sexta-feira.

João Pedro e Marius à espera de mais

Entre os 22 nomes que Conceição já levou a jogo, apenas três são reforços absolutos dos dragões.

PUB

Desses três, Militão é, de longe, a cara nova que é mais opção: já fez seis jogos e um total de 540 minutos. Os outros são João Pedro e Marius, com uma participação.

O lateral-direito, que não foi inscrito na Liga dos Campeões, fez 90 minutos na Taça da Liga ante o Desp. Chaves. Além disso, já fez três partidas pelos bês. Marius fez nove minutos e um golo ante os flavienses, mas no campeonato, além de duas aparições na equipa secundária.

Se, ao contrário da meia dúzia ainda sem minutos, João Pedro e Marius já tiveram essa oportunidade, a verdade é que são jogadores ainda sem o tempo desejado para ombrear com as opções habituais de Conceição. Para eles, também Vila Real pode ser oportunidade para mais.

Por outro lado, e face ao plantel curto devido às presenças nas seleções, outros jogadores que já foram chamados aos treinos da equipa principal poderão ser hipótese: Pedro Justiniano, Rui Pires, Luizão, Gleison e Santiago Irala. Escolha e palavra para Conceição.

[artigo originalmente publicado às 20h00 de 15-10-2018]

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!