Já fez LIKE no MaisFutebol?
Euro 2016  |  

A menina Islândia dança?

Seleção Nacional estreia-se esta terça-feira em Saint Étienne.

*Enviado-especial ao Euro 2016

E ao quarto dia, dia de Portugal. Em Saint Étienne, a Seleção Nacional entra em campo frente à estreante Islândia, que ainda festeja o feito de se apurar pela primeira vez para a fase final de uma grande competição. É o último par a entrar em campo. É caso para perguntar: a menina Islândia dança? Esperemos que seja ao ritmo luso.

PUB

Os islandeses há muito que trabalham para isto, desde a década de 90, mas o seu fortalecimento como seleção nasceu de vários fatores: a construção de relvados sintéticos e cobertos para o inverno, a formação de jogadores e treinadores, a exportação dos primeiros para campeonatos mais evoluídos e a reunião de tudo isto numa excelente geração, sob o comando de um treinador experiente, já com presença em várias fases finais, como o sueco Lars Lagerback.

A equipa nórdica fez uma campanha impressionante, sustentada num plantel ainda curto de 13, 14 jogadores, contribuindo e muito para eliminar a Holanda num grupo que tinha ainda a República Checa e a Turquia como cabeças de cartaz.

Gylfi Sigurdsson é o seu jogador mais talentoso, especialista nas bolas paradas, e os seus pares reconhecem-nos em praticamente todas as entrevistas que dá.

PUB

Os islandeses chegam à fase final sem problemas físicos, e têm na dupla ofensiva a sua grande questão, com o crescimento de Finnbogason. No entanto, ainda não chegará para roubar o Bodvarsson o estatuto de adjunto de Sigthórsson na missão de marcar golos. Com um futebol mais direto, físico, mas muito organizado e disciplinado, a equipa comandada por Arón Gunnarsson tem-se mostrado muito difícil de bater.

Veja a ANÁLISE detalhada à seleção islandesa

Quaresma treinou condicionado

Uma dúvida chamada Quaresma

Por seu lado, Portugal, e apesar da derrota inaugural da campanha, ainda com Paulo Bento, frente à Albânia, somou por triunfos todos os sete encontros restantes, qualificando-se diretamente, sem mais sobressaltos. Pelo meio, Fernando Santos foi fazendo uma renovação progressiva, embora à entrada para o Campeonato da Europa a equipa ainda esteja no top das mais experientes em competição.

PUB

Se toda a gente deposita uma fé enorme em Cristiano Ronaldo, a verdade é que a forma de Ricardo Quaresma nos últimos jogos de preparação, recheada de golos e assistências, e reforçada com um entendimento quase intuitivo com o capitão da Seleção, quase pareceram colocar em xeque Nani, o jogador com mais minutos somados desde o último Campeonato do Mundo.

Uma ligeira lesão muscular terá atrapalhado essa afirmação do extremo do Besiktas, que talvez viva o melhor momento na equipa das quinas aos 32 anos, ou pelo menos condicionado uma aposta mais evidente por parte do selecionador. Em função de se tratar apenas do primeiro jogo e da inexistência da obrigatoriedade de arriscar, Fernando Santos poderá ter de refrear algum ímpeto na utilização do jogador, e é provável que, pelo menos, decida aguardar pelo decorrer da partida e, a utilizá-lo, fazer essa decisão de um caso de extrema necessidade. Isto se Quaresma reagiu bem ao treino efetuado esta tarde no Geoffroy Guichard.

Num momento de grande competitividade entre todos os jogadores, que sentem que o 11 ainda não estará completamente fechado e ainda podem baralhar mais as ideias do selecionador, ainda haverá dúvidas sobretudo nas laterais. Cédric ou Vieirinha de um lado, e Raphäel Guerreiro ou Eliseu do outro. Certezas só mesmo uma hora antes do apito inicial, altura em que começam a ser divulgadas as equipas oficiais.

PUB

Chegou o dia de que todos estavam à espera. O dia de Portugal. Como todo o grupo tem reconhecido nos últimos dias: o favoritismo aceita-se, mas há que prová-lo lá dentro. É isso que o país, que foi transplantado para as portas dos hóteis, do centro de estágio e dos estádios, através dos seus emigrantes, está à espera. Que também ganhem por eles.

Islândia: resultados da fase de qualificação:

07-09-2014, Reykjavík, Islândia-Turquia, 3-0 10-10-2014, Riga, Letónia-Islândia, 0-3 13-10-2014, Reykjavík, Islândia-Holanda, 2-0 16-11-2014, Plzen, Rep. Checa-Islândia, 2-1 28-03-2015, Astana, Cazaquistão-Islândia, 0-3 12-06-2015, Reykjavík, Islândia-Rep. Checa, 2-1 03-09-2015, Amesterdão, Holanda-Islândia, 0-1 06-09-2015, Reykjavík, Islândia-Cazaquistão, 0-0 10-10-2015, Reykjavík, Islândia-Letónia, 2-2 13-10-2015, Bursa, Turquia-Islândia, 1-0

Portugal: resultados da fase de qualificação:

07-09-2014, Portugal-Albânia, 0-1 14-10-2014, Dinamarca-Portugal, 0-1 14-11-2014, Portugal-Arménia, 1-0 29-03-2015, Portugal-Sérvia, 2-1 13-06-2015, Arménia-Portugal, 2-3 07-09-2015, Albânia-Portugal, 0-1 08-10-2015, Portugal-Dinamarca, 1-0 11-10-2015, Sérvia-Portugal, 1-2

PUB

HISTÓRICO

Portugal e Islândia defrontaram-se apenas na fase de qualificação para o Euro-2012. A Seleção Nacional venceu os dois jogos, com Cristiano Ronaldo a bisar no triunfo em Reykjavik (1-3) e Nani a fazer o mesmo no 5-3 registado no Porto.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Stade Geoffroy-Guichard, em Saint Étienne

PORTUGAL – Rui Patrício; Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho e Raphäel Guerreiro; João Mário, Danilo, João Moutinho e André Gomes; Nani e Cristiano Ronaldo

PUB

ISLÂNDIA - Hannes Halldórsson; Birkir Saevarsson, Kári Árnason, Ragnar Sigurdsson e Ari Skúlason; Johann Gudmundsson, Gylfi Sigurdsson, Aron Gunnarsson e Birkir Bjarnason; Jon Dadi Bövardsson e Kolbeinn Sigthórsson

O turco Cüneyt Çakır foi o árbitro nomeado pela UEFA para o encontro.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!