Já fez LIKE no MaisFutebol?
Euro 2016  |  

Portugal-França, 1-0 a.p. (destaques)

Em cima de Rui Patrício assentou um triunfo épico.

*Enviado-especial ao Euro 2016

A FIGURA

PUB

Rui Patrício

Melhor em campo, sem dúvida alguma. E, se me permitem, melhor guarda-redes de todo o torneio, batendo ao sprint o outro concorrente, o francês Hugo Lloris. Foi posto à prova por Griezmann, Giroud e Sissoko, entre outros. Mostrou-se atento pelo ar, a meia altura, pelo chão e respondeu sempre com enorme segurança. Será preciso recuar até ao jogo com a Croácia para nos recordarmos de um erro numa saída a um cruzamento, mas para aqui isso não interessa nada, uma vez que até nesse capítulo se mostrou impassível. Um grande jogo, num ambiente adverso, que nunca o fez tremer, e sim um grande torneio. Um dos maiores responsáveis pelo primeiro grande título sénior do país.

Cristiano Ronaldo

Oito minutos, sim. No entanto, é incontornável que faça parte destes destaques a partir do momento em que voltou a coxear, muito provavelmente porque se forçou e forçou os outros a isso, para o banco. Assumiu finalmente toda a plenitude do seu papel de capitão e, coincidência ou não, no momento em que o fez, não foi o melhor marcador de uma competição, mas a Seleção conseguiu uma vitória épica. Que a lesão não seja grave, faz muita falta e ainda por muito tempo.

PUB

Éder

Incrível. Um momento de confiança inabalável em si próprio, em que arrancou para a baliza francesa. Pode não ter nada a ver, e provavelmente não tem, mas a mim faz-me lembrar o golo de Nuno Gomes a Barthez, também do meio de nada, no Euro 2000. E não foi apenas o remate. Importantíssimo na luta com os centrais gauleses, segurando-os atrás, ganhando bolas e permitindo à equipa subir em campo. Quem diria? Portugal campeão da Europa com um golo de Éder? In your dreams...

Pepe e Fonte

Mais um jogo enorme dos dois centrais portugueses, que formaram, a partir dos problemas físicos de Ricardo Carvalho a meio do torneio, uma dupla extremamente coesa. Sempre disponíveis, sempre concentrados, aguentaram o vendável francês. Giroud não é um jogador fácil de controlar no jogo aéreo, mas foi controlado. Já Griezmann teve duas oportunidades, uma a meio da grande área, mas estava lá Patrício, e outra aí sim, sem marcação, valendo o pouco acerto do avançado do Atletico Madrid. Pepe ainda consentiu o remate de Gignac ao poste. Mas todas as outras decisões acertadas anulam esses poucos momentos menos perfeitos.

PUB

Sissoko

Poder físico incrível, o melhor de longe na equipa francesa. Provocou inúmeras dificuldades a Raphäel Guerreiro sobre a ala, e depois a William, Adrien e Renato Sanches, quando aparecia por terrenos mais interiores. Testou Rui Patrício várias vezes e o guarda-redes português soube sempre responder. Inconformado, saiu para o assalto francês em desespero à baliza portuguesa, trocando com Martial.

Nani

Cresceu com Éder em campo, depois de ter tido um papel ingrato durante a maior parte do tempo, em que ficou isolado na frente, com a saída, por lesão, de Cristiano Ronaldo. Foi uma noite de muito trabalho. Ao descer no terreno teve mais espaço para sair em drible, e ameaçou várias vezes Lloris, a última num cruzamento-remate que o guarda-redes foi obrigado a defender para o lado. Quaresma, depois, não conseguiu aproveitar.

Cédric e Raphäel

Não foi uma noite fácil para os dois laterais, mas ambos têm o mérito de não se terem afundado nas movimentações de jogadores como Sissoko, Payet e, depois Coman. Lutaram, mantiveram a serenidade e acabaram por contribuir e muito para uma defesa estável durante a maior parte dos 120 minutos.

O apoio português

Oito ou dez mil contra 70 mil e nem se notou. Uma verdadeira claque, incansável, a gritar, a cantar o hino, a dar finalmente força, ou se quiserem, a completar uma Seleção que sempre teve talento, embora jogue de uma forma diferente. Será que este triunfo épico vai fortalecer finalmente esse elo? Esperemos que sim!

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!