Já fez LIKE no MaisFutebol?
Euro 2024  |  

Euro 2024: Inglaterra-Eslováquia, 2-1, ap (crónica)

Bicicleta para a história

Incrível. A Inglaterra estava a um minuto de ir mais cedo para casa quando Jude Bellingham improvisou uma bicicleta e levou o jogo para prolongamento onde Harry Kane acabou por garantir o bilhete para os quartos de final. A Eslováquia esteve muito perto de afastar o segundo finalista do último Europeu, mas já não teve fôlego para travar os ingleses que, na próxima fase, vão medir forças com a Suíça.

Confira o FILME DO JOGO

PUB

A Eslováquia, tal como tinha feito nos três primeiros jogos, marcou primeiro, por Schranz, diante de uma Inglaterra miserável nos primeiros 45 minutos. A equipa de Gareth Southgate melhorou a olhos vistos na segunda parte, mas só conseguiu chegar ao empate, no último minuto de compensação, aos 90 4, com uma bicicleta que entra diretamente para os anais da história do futebol inglês. Logo a abrir o prolongamento, Harry Kane cabeceou para os quartos, numa altura em que a Eslováquia já tinha perdido totalmente o fôlego.

A primeira parte foi, de facto, desesperante para os milhares de adeptos ingleses que preencheram boa parte das bancadas do Estádio do Schalke, em Gelserkirchen, onde há vinte anos o FC Porto de José Mourinho sagrou-se campeão da Europa. A Inglaterra assumiu, desde logo, as rédeas do jogo, mas não foi preciso esperar muitos minutos para se perceber as limitações da equipa inglesa que trocava a bola junto à área de Pickford, mas, depois, não tinha soluções para contornar as duas linhas de quatro da Eslováquia, coordenadas por Lobotka, que anulava qualquer tentativa dos ingleses de conseguirem profundidade.

PUB

A solução passava, invariavelmente, por pontapés longos, que a defesa eslovaca controlava com facilidade e agradecia. Gareth Southgate fez apenas uma alteração na equipa, prescindindo de Gallagher para lançar Kobbie Mainoo que, com 19 anos e 72 dias, passou a ser o jogador inglês mais jovem a jogar numa fase final, mas a verdade é que a seleção dos três leões não conseguia estabelecer qualquer ligação entre setores e só conseguiu criar oportunidades em lances de bola parada.

A Eslováquia, por seu lado, tinha muito menos bola, mas, quando a tinha, sabia muito bem o que fazer, conseguindo facilmente profundidade pelos corredores, sobretudo pela esquerda, por onde subia Haraslín nas costas de Kyle Walker. A seleção inglesa era um deserto de ideias, com Foden, Bellingham, Saka e Kane desamparados na frente, sem que os companheiros conseguissem fazer a bola lá chegar.

A Eslováquia, sempre com mais intensidade, quando tinha a bola, acabou por chegar ao golo, aos 25 minutos, num lance simples, mas extremamente eficaz, com Sterlec, sobre a direita, a destacar Schranz que invadiu a área e bateu Pickford. Um golo muito festejado pelos eslovacos, mas que pouco ou nada mudou a forma de jogar dos ingleses que continuaram a insistir nos mesmos movimentos até ao intervalo.

PUB

A segunda parte foi bem diferente. A Inglaterra acelerou o jogo, aumentou a intensidade e, em dois tempos, desenhou o melhor lance do jogo, até ao momento, e chegou ao golo por Phill Foden. Um golo muito festejado, até ser anulado, após intervenção do VAR, uma vez que o avançado do Manchester City estava adiantado. A verdade é que o jogo, sobretudo o da Inglaterra, estava diferente, com a equipa mais solta e a chegar facilmente à frente.

PUB

Nos minutos seguintes, Harry Kane também teve oportunidade para marcar e Declan Rice acertou com estrondo no poste, numa altura em que a Eslováquia começava a acusar o esforço e já não pressionava tão alto. Southgate reforçou, depois, o ataque com Cole Palmer, diante de um adversário cada vez mais recuado. A Eslováquia também podia ter feito o 2-0 num lance caricato em que a Inglaterra, na marcação de um livre, deixou a bola à disposição de Sretelc que, quase do meio-campo, tirou um chapéu longo a Pickford, mas a bola passou caprichosamente ao lado. 

PUB

No entanto, os minutos foram correndo para o final, para desespero dos adeptos ingleses que, depois do pesadelo de 2021, já se estavam a preparar para regressar mais cedo para casa. O árbitro deu cinco minutos de compensação e foi aos 94 que aconteceu magia. Num lançamento lateral de Kyle Walker, sobre a direita, Guéhi desviou de cabeça junto ao primeiro poste e Jude Bellingham improvisou uma bicicleta na área para o empate.

PUB

Inacreditável. Com apenas um minuto pela frente, a Inglaterra empatou o jogo e garantiu mais trinta para discutir a eliminatória diante de uma Eslováquia que já estava moribunda.

Logo a abrir o marcador, Harry Kane, de cabeça, completou a reviravolta que permite à Inglaterra continuar a sonhar. Depois não houve muito mais jogo. A Inglaterra, agora já satisfeita, recuou em toda a linha, na defesa da magra vantagem, enquanto a Eslováquia ainda conseguiu voltar a pressionar, mas já não voltou a marcar.

PUB

A Inglaterra segue, assim, para os quartos de final, mas terá de mudar muita coisa para ultrapassar uma Suíça que já deixou o campeão da Europa em título para casa.

Figura do jogo: Jude, o predestinado

Jude Bellingham é a figura incontornável deste jogo com uma bicicleta aos 90 4 que salvou a Inglaterra de um regresso prematuro para casa. O jogador do Real Madrid já estava a ser o melhor jogador inglês, numa exibição frente à Eslováquia que chegou a ser miserável. A perder em tempo de compensação, a Inglaterra ganhou nova vida com a tal bicicleta incrível de Bellingham, que começou num lançamento lateral de Kyle Walker.

Momento do jogo: Harry Kane abre caminho para os «quartos»

A bicicleta de Bellingham salvou a Inglaterra sobre o gongo, mas não assegurou a qualificação para os quartos de final, serviu apenas para os ingleses respirarem de alívio e garantir mais trinta minutos de jogo. Foi logo a abrir o prolongamento, num lance estranho, ao primeiro toque, que começou num remate inconsequente de Eze para, depois, Guéhi desviar de cabeça para Kane, também de cabeça, finalizar. Estava consumada a reviravolta e a Inglaterra não vem já para casa.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!