Já fez LIKE no MaisFutebol?
José Mourinho  |  

Fazer o curso com uma perna às costas

José Mourinho, 50 anos

Redação

Texto da autoria do jornalista Paulo Pedrosa, publicado no Maisfutebol por ocasião dos 40 anos de José Mourinho

José Mourinho seguiu o caminho que escolheu desde muito novo. Rapaz de fortes convicções, mostrou-se sempre confiante nas suas capacidades e lutou pelo que quis, mesmo quando alguém lhe mostrava outro caminho. A mãe, Maria Júlia, confessa que tentou levar o actual treinador do F.C. Porto para a gestão, por ser um curso com mais portas, mas José Mourinho queira saber era de bola.

PUB

«Quando fez 17 anos teve um desaguisado com o professor de matemática, mas não me disse», começa por contar Maria Júlia. «Sabia que eu não consentia que fosse mal-educado, então levantou-se, saiu da aula de matemática e não voltou a colocar lá os pés», refere a mãe de Mourinho entre algum suspense: «Mas não me disse. A matemática de 12º ano foi ao ar e teve de a fazer em Setembro, no entanto, já não havia vagas para entrar no ISEF. Eu queria que ele fosse para outra coisa que não educação física, então fui inscrevê-lo em Gestão. E o Zé fez-me a vontade. No primeiro dia foi às aulas, entrou e quando chegou a casa disse-me com aquele ar que ainda hoje mantém: ¿Mãe, desculpe, mas aquilo não é para mim. Estão todos de fatinho, de gravata e de muitas canetas. Aquilo não é para mim que só gosto de fatos de treino e de ténis.¿ Desistiu logo no primeiro dia», relata.

Curso com uma perna às costas

Depois de um ano a ajudar o pai em Vila do Conde, José Mourinho voltou para Lisboa e entrou no ISEF para tirar o curso de Educação Física. Félix Mourinho diz que José Mourinho superou-se porque queria começar a trabalhar rapidamente. «Enquanto andava no liceu tinha notas razoáveis, e quando entrou no ISEF, fez o curso de cinco anos com notas muito boas. Era a vontade de acabar com a opção futebol para começar a trabalhar». Opinião partilhada por Maria Júlia: «Fez o curso com uma perna às costas.»

Mas a rota estava traçada. José Mourinho tirou o curso no ISEF, depois o curso de treinadores de futebol da UEFA, na Escócia. Começou a dar aulas, jogava futebol e mais tarde a treinar os juniores do Vitória de Setúbal. Surgiu a hipótese de ir com Manuel Fernandes para o Estrela da Amadora, depois foi sempre a subir com Bobby Robson até tornar-se treinador profissional. A mãe, Maria Júlia, diz-se orgulhosa. «Vi que o futuro apenas como professor era um pouco limitado e agora estou muito orgulhosa». O pai, Félix Mourinho, também, apesar dos muitos cabelos brancos aos 40 anos: «Sei que é uma profissão que desgasta muito. Que hoje pode estar bem e amanhã mal. Hoje vejo o meu filho com 40 anos cheio de cabelos brancos. É uma profissão onde se ganha mais dinheiro que noutra profissão, mas é de muito desgaste.»

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!