Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga  |  

Quem tem tirado mais pontos aos «grandes» numa Liga macrocéfala

Rio Ave empatou o FC Porto na 31ª jornada e juntou-se a uma lista liderada pelo V. Guimarães, que aliás foi a equipa a impedir os «grandes» de somar mais pontos no total das últimas cinco épocas. Mas esses pontos perdidos pelos crónicos dominadores do campeonato continuam a ser exceção. E eram mais frequentes com o campeonato a 16 equipas

[publicado originalmente às 23h52 de 29 de abril] O Rio Ave empatou o FC Porto na 31ª jornada e juntou-se à lista de equipas que «tiraram» pontos aos chamados grandes esta época, ao fim de seis jornadas seguidas de vitórias para os três crónicos dominadores do campeonato português. Uma lista liderada pelo V. Guimarães, que aliás foi a equipa a impedir os «grandes» de somar mais pontos no total das últimas cinco épocas.

Ainda assim, os dois pontos perdidos pelo dragão em Vila do Conde, que podem ter dito muito sobre a decisão do título, são exceção num campeonato que continua a ser macrocéfalo. Até agora, com três jornadas por disputar, os «grandes» deixaram de ganhar um total de 38 pontos nos duelos com as outras equipas. Um número que tem vindo a baixar nos últimos anos, com uma exceção que foi 2016/17. E que confirma uma tendência: os ditos grandes perdiam mais pontos quando o campeonato se jogava a 16 equipas. E nesse período aconteceu por várias vezes um deles não ficar entre os três primeiros. Agora, isso já não acontece há cinco temporadas. 

PUB

A ideia do domínio crónico dos três clubes tradicionalmente mais fortes foi reforçada por mais um jogo do Sp. Braga sem bater o pé aos «grandes», na receção da 31ª jornada ao Benfica. Apesar do salto qualitativo e de ambição que deu, a equipa arsenalista continua com dificuldades em superar essa barreira. Esta época, nesses seis duelos só conseguiu ganhar três pontos ao Sporting, na primeira volta. E já está a seis pontos de distância do terceiro lugar.

A equipa que mais complicou a vida aos «grandes» na atual edição da Liga foi o V. Guimarães: uma vitória e um empate com o FC Porto e um triunfo sobre o Sporting. Os homens de Luís Castro voltaram a defrontar os leões na última jornada, sem conseguirem repetir a proeza, frente a um Sporting que vai numa série de vitórias de recorde, sem perder pontos desde o empate com o Marítimo à 23ª jornada.

Ainda assim, o V. Guimarães reforçou esta época o estatuto de equipa que mais pontos «tirou» aos grandes, um total de 25 nas últimas cinco temporadas. A seguir vem o Sp. Braga, igual ao Belenenses, ambos com 21 pontos. O terceiro da lista é o Marítimo, com 19. A par doutra equipa que nem esteve na Liga este ano, mas está de volta: em quatro épocas, o Paços de Ferreira impediu FC Porto, Benfica e Sporting de ganharem 19 pontos.

PUB

Números relevantes também o Moreirense, que nestas cinco temporadas subtraiu 16 pontos aos «grandes», e ainda o Tondela, com 15 pontos em apenas quatro temporadas na Liga.

Olhando apenas para esta época, o Sporting foi quem mais pontos perdeu fora dos duelos com os outros «grandes», um total de 16. O Benfica perdeu 13, cinco deles frente ao Belenenses, também a última equipa a evitar uma derrota «encarnada», na 25ª jornada. Desde então, as águias levam seis jornadas a vencer.

O FC Porto está numa época atípica. Quase metade dos pontos não ganhos pelos «dragões» foram frente aos rivais, seis com o Benfica e dois com o Sporting, sendo que ainda vão receber os «leões» no clássico da última jornada. Frente às outras equipas o dragão perdeu um total de nove pontos.

Depois do V. Guimarães, a segunda equipa que mais pontos ganhou aos grandes esta temporada foi o Portimonense, que venceu o Benfica na primeira volta, bem como o Sporting. Os algarvios jogam aliás na Luz na próxima jornada.

PUB

Nas contas desta época seguem-se Belenenses e Moreirense. Os azuis, que na próxima ronda recebem o Sporting, impediram vitórias do Benfica em ambos os jogos deste campeonato, enquanto a equipa de Moreira de Cónegos venceu também os «encarnados» na primeira volta, e empatou com o FC Porto já na segunda metade do campeonato.

Além do Sp. Braga, só o Tondela conseguiu de resto nesta Liga vencer um «grande»: 2-1 ao Sporting à 16ª jornada. Haverá reencontro em Alvalade na penúltima ronda. Desp. Chaves, V. Setúbal, Marítimo e agora Rio Ave foram as outras equipas que pontuaram nesses jogos, todas a conseguirem um empate.

Pontos não ganhos pelos 3 «grandes» frente às outras equipas nas últimas 10 épocas:

18/19, 38 pontos*

17/18, 37 pontos

16/17, 57

15/16, 41

14/15, 41

13/14, 49**

12/13, 53**

11/12, 47**

10/11, 56**

09/10, 59**

08/09, 54**

07/08, 68**

* à 31ª jornada

** campeonatos com 16 equipas 

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!