Já fez LIKE no MaisFutebol?
FC Porto  |  

André Almeida: «Nico González tem a escola do Barcelona; tem qualidade e é muito completo»

Médio do Valencia avalia o antigo colega e lembra que o aconselhou a mudar-se para o FC Porto e que lhe falou bem da liga portuguesa.

Foi uma das contratações mais desejadas no Dragão para esta época. O FC Porto precisava de reforçar o meio-campo e empenhou-se para garantir Nico González, médio formado no Barcelona, visto até há bem pouco tempo como uma das maiores promessas do clube catalão e do futebol espanhol.

Na época 2021/22 chegou a fazer 37 jogos na primeira equipa do Barça, com dois golos marcados e duas assistências. Na temporada seguinte, no entanto, perdeu espaço e foi emprestado ao Valencia, onde também se destacou.

PUB

O FC Porto pagou 8,4 milhões de euros pela totalidade do passe. O Barcelona ficou com direito a 40% das mais-valias de uma futura transferência e colocou no negócio uma cláusula de recompra por 30 milhões de euros – sendo que o valor da cláusula de rescisão é o dobro, 60 milhões.

Nico assinou por cinco temporadas, até 2028. Tempo para evoluir e para se afirmar como uma peça importante no FC Porto. A verdade, no entanto, é que não tem estado a jogar. Foi titular em três jogos da Liga (Farense, Rio Ave e Arouca) e depois eclipsou-se. Só saiu do banco na Liga dos Campeões para jogar 18 minutos contra o Shakhtar Donetsk.

Agora que a Champions regressa, tem-se falado mais de Nico González. Desde logo porque o jogo é com o Barcelona, a fazer perspetivar um reencontro. Depois, porque a imprensa espanhola anda intrigada com o desaparecimento de Nico González.

Na última semana, vários jornais desportivos de Espanha dedicaram espaço ao «apagão» do internacional sub-21. Apontam razões como um erro cometido frente ao Arouca (foi substituído logo após o golo sofrido pelo FC Porto) ou o hábito de Sérgio Conceição não colocar os reforços a jogar mal chegam ao Dragão.

PUB

Nico foi assunto nas conferências de imprensa de antevisão da partida. Sérgio Conceição respondeu, com algum humor pelo meio, dizendo que ele «tem de dar à pierna» para se afirmar na equipa.

Xavi Hernández lembrou que o Barcelona acreditou que «chegar ao FC Porto seria favorável» para o jogador. Os dois treinadores concordam numa coisa: qualidade não lhe falta.

«Tem a escola do Barcelona e é muito completo»

André Almeida tem a mesma opinião. O médio português foi colega de Nico na época passada. Partilharam balneário e muitos minutos no meio-campo do Valencia.

«É um médio com muita qualidade técnica e fisicamente forte. É bom com a bola e útil sem ela. Além disso, trabalha bem, é bom profissional dentro e fora do campo», afirma o jogador formado no Vitória de Guimarães.

A integração de Nico González não deveria ser problemática. Para André Almeida, é fácil jogar com ele. «Tem a escola do Barcelona, adapta-se bem a tudo e é muito completo. Tanto pode jogar a ‘6’ como a ‘8’. Faz bem as duas coisas», considera o internacional sub-21 português.

PUB

«É verdade que de início não jogava muito, mas, depois, acabou por ser importante na equipa», acrescenta.

O médio do Valencia lembra que «o FC Porto tem outros jogadores de qualidade», mas sempre pensou que o antigo colega estava a tomar a decisão certa. De resto, até o aconselhou a vir para Portugal.

«Falei-lhe bem do campeonato português»

«Falei com ele quando foi contratado, disse-lhe que seria bom para ele, falei bem do campeonato português», recorda André Almeida. «E o FC Porto é uma equipa de Liga dos Campeões, tem essa montra enorme, toda a gente olha para o clube», recorda.

Voltaram a falar na pré-temporada: «perguntei-lhe se estava a ser intenso. Como já se sabe que o Sérgio Conceição é muito exigente… Ele disse que estava a gostar».

O contacto entre ambos tem sido raro. André Almeida também tem as suas preocupações, apesar de ser habitual titular na liga espanhola. O Valencia está a ter (mais) um início de época irregular. Ainda no fim de semana foi goleado pelo Betis.

Apesar de tudo, vai espreitando o futebol português. E acredita que Nico ainda vai afirmar-se de dragão ao peito. «É uma questão de ter oportunidades. Um jogador precisa de jogar e ele é muito competente. Isto depende sempre dos treinadores, claro, mas ele pode acrescentar qualidade», garante André Almeida.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!