Já fez LIKE no MaisFutebol?
FPF  |  

Federação: os perfis de Ilídio Vale e Rui Jorge

Conheça melhor os membros do Gabinete Coordenador Técnico que acompanharão Paulo Bento

Redação

Ilídio Vale, membro do Gabinete Coordenador Técnico, organismo anunciado por Fernando Gomes para aproximar as seleções principal e jovens, nasceu na Maia a 13 de dezembro de 1957. Chegou à Federação Portuguesa de Futebol em 2007, depois de um percurso de sucesso ligado ao FC Porto.

O seu trajeto na área do futebol conheceu o primeiro capítulo na época 1986/1987, quando assumiu o cargo de treinador/coordenador técnico do Nogueirense.

PUB

Três anos mais tarde, 89/90, começou a sua ligação ao FC Porto, que viria a prolongar-se até 2006. Durante esse período, acumulou experiência e destacou-se na área da formação do clube portista. Comandou as equipas de Juniores A e B, tendo sido sempre campeão nacional.

Chegou também a ser treinador-assistente do plantel principal, na temporada 1999/2000, com o qual conquistou a Taça de Portugal.

Do seu currículo faz também parte a passagem pela equipa B dos dragões, que orientou de 2000/2001 a 2003/2004.

Mas a nota de maior destaque da carreira de Ilídio Vale no FC Porto teve lugar entre 1994 e 2006, quando foi designado coordenador técnico de todo o futebol de formação do FC Porto, sendo o responsável pela elaboração e operacionalização do projeto a desenvolver.

A nível de títulos, o currículo de Ilídio Vale é vasto (27 a nível nacional e distrital), fruto da ligação de vários anos ao FC Porto.

Nas equipas de Juniores (A, B e C), acumulou 27 títulos, entre Campeonatos Nacionais e Distritais (I e II Divisão), aos quais juntou alguns torneios internacionais.

PUB

Em 2011 levou a Seleção Nacional sub-20 à final do Campeonato do Mundo na Colômbia em 2011.

Desde que assumiu o cargo de coordenador técnico de todas as seleções, e além da presença na final do mundial de sub-20 em 2011 (equipa que orientava no banco), há também a destacar a presença na final do europeu de sub-19, neste verão, na Hungria, numa equipa que tinha como treinador Hélio Sousa. 

A 8 de agosto passado, Ilídio Vale concedeu uma grande entrevista ao Maisfutebol, em que defendeu a ideia: «O jovem jogador português pode atingir altíssimo nível».

Rui Jorge e o bom trabalho nos sub-21

Rui Jorge, 41 anos, antigo internacional português (44 presenças na seleção A, com um golo marcado), passou por FC Porto, Rio Ave, Sporting e Belenenses, enquanto jogador (foi um dos melhores laterais-esquerdos da sua geração).

O percurso como treinador foi iniciado no Belenenses e está, desde 2010, na seleção de sub-21.

A 8 de agosto passado, Ilídio Vale concedeu uma grande entrevista ao Maisfutebol, em que defendeu a ideia: «O jovem jogador português pode atingir altíssimo nível» 

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!