Já fez LIKE no MaisFutebol?
Brasil  |  

Fred, Jô e Pato: é só escolher, Felipão

A lesão de Fred por três meses reabre a questão do ponta-de-lança. Jô e Pato estão na jogada

A lesão de Fred por três meses (sofreu estiramento na coxa direita no encontro com o Santos) reabriu a questão do ponta-de-lança na seleção do Brasil.

Nos 13 jogos da segunda era Scolari, Fred foi o «camisa 9» em 11 deles, e com excelente aproveitamento. Na Confederações, foi uma das chaves do sucesso brasileiro e terá calado muitas vozes que achavam que o avançado do Flu não estava à altura para ser titular da seleção do Brasil.

PUB

A verdade é que, numa fase decisiva da preparação para o Mundial-2014, Scolari não terá Fred. Problema sério na preparação para o Campeonato do Mundo ou oportunidade para Felipão testar novas soluções ofensivas?

Rui Malheiro, especialista em futebol internacional e analista da «WyScout», comenta: «Podemos analisar esta situação com base no que aconteceu na sua passagem por Portugal no pré Europeu 2004. Cinco dos seis particulares realizados entre agosto e dezembro foram disputados contra seleções mais acessíveis, o que permitiu alargar o lote de selecionáveis ¿ Cristiano Ronaldo faz os dois primeiros jogos nesse período ¿ e efetuar alguns testes ¿ aferiu, por exemplo, um meio-campo com Deco e Rui Costa, em simultâneo, diante da Grécia e do Kuwait. O planeamento para o Mundial 2014 está a seguir a mesma lógica. Depois de ter defrontado a Suíça, vai realizar particulares diante de Austrália e Portugal (o jogo de maior grau de dificuldade), estando previstos, para já, deslocações à China, para defrontar uma seleção africana, à Coreia do Sul e, possivelmente, à África do Sul. Por isso, não me parece que a lesão de Fred seja um problema tão grave neste período, até porque o avançado do Fluminense faz parte de um núcleo duro de 17-18 jogadores que tem a presença garantida na Copa. Jô, que agarrou na Taça das Confederações a sua vaga, vai ter a oportunidade de ser titular, enquanto a luta pelo lugar em aberto no ataque para a convocatória final terá três capítulos cruciais: os particulares de setembro, os de outubro e os de novembro.»

Quando Felipão soube que não iria poder contar com Fred para os encontros com Austrália (7 de setembro, Brasília) e Portugal (10 de setembro, Boston, EUA), convocou imediatamente Alexandre Pato.

O atacante, que nesse dia fez 24 anos, soube que ia regressar ao escrete, depois de ter perdido o comboio da seleção. Para Rui Malheiro, Pato ainda está a tempo de sonhar com o Mundial: «O regresso de Alexandre Pato ao futebol brasileiro passou por ser opção para o Mundial 2014 e creio que não terá deixado de consultar Scolari antes de tomar a decisão. Com pouco espaço no AC Milan, fruto de inúmeras lesões, havia interesse de clubes europeus no seu concurso, mas optou pela proposta do Corinthians. Em abril, Felipão concedeu-lhe a oportunidade de jogar as segundas partes dos particulares diante de Bolívia e Chile, em que só utilizou jogadores a atuar no Brasil, substituindo Leandro Damião. Não creio que tenha correspondido às expectativas, mas estava apenas a iniciar um processo de recuperação depois de dois anos com poucos minutos nas pernas e muitos problemas físicos. O rendimento tem vindo a crescer com os jogos e as rotinas com os colegas de equipa. O grande momento, do meu ponto de vista, foi o bis, na última jornada, diante do Flamengo (4-0). Para além de um golo na sequência de um movimento de antecipação ao segundo poste, assinou um golo à Pato: desmarcou-se, acelerou, superou o guarda-redes no um para um e finalizou de ângulo difícil. Esta segunda oportunidade que Scolari lhe dá surge numa excelente altura, mas não lhe garante um lugar nos 23».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!