Já fez LIKE no MaisFutebol?
Geral  |  

Mundial-2002: Henri Camara, a locomotiva africana

Avançado do Senegal marcou os dois golos à Suécia nos oitavos-de-final Autor dos dois golos à Suécia que permitaram ao Senegal qualificar-se para os quartos-de-final do Mundial-2002.

Redação

Henri Camara, avançado do Senegal, fez o jogo da sua vida frente à Suécia, marcando dois golos decisivos que permitiram aos africanos qualificarem-se para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo. No final da partida, a FIFA não teve dúvidas em atribuir-lhe o prémio de «melhor em campo».

Trata-se de um jogador fantasista, extremamente rápido e destaca-se quando consegue aliar a magia à velocidade. Joga preferencialmente sobre o flanco direito, mas a ausência de Fadiga (castigado) obrigou-o a jogar mais pelo centro, de onde, aliás, conseguiu os seus dois golos frente aos suecos. O primeiro, que permitiu o empate, resultou de uma «dança» na zona frontal à área sueca em que, depois de tirar um defesa do caminho, atirou rasteiro para as redes de Hedman.

PUB

Depois de várias ocasiões em que criou pânico no meio-campo contrário, com súbitas mudanças de velocidade, Camara voltou a marcar, já no prolongamento, após magnífica assitência de calcanhar de Thiaw. Controlou a bola com um pequeno toque para a esquerda, conquistando espaço antes de fuzilar novamente as redes de Hedman.

«Ele é uma locomotiva. Tornou-se um goleador, que é uma característica que não tinha inicialmente, mas é na velocidade que se destaca», referiu Bruno Mestre, seleccionador do Senegal, numa breve análise ao seu jogador.

Camara passou, assim, a ser o novo herói do Senegal que neste Mundial já retirou vários ídolos de uma equipa recheada de talentos, entre os quais destacam-se, até ao momento, Salif Diao, Papa Bobe Diop, Diouf e Fadiga.

Deixou o seu país para jogar no campeonato francês. Primeiro no Estrasburgo e, depois de um interregno da Suíça, onde foi campeão em 2001 pelo Grassohopper, assinou pelo Sedan, onde na última época marcou 8 golos em 25 jogos.

PUB

No final da partida com a Suécia, Henri Camara deixou bem claras as aspirações dos «Leões de Teranga»: «Não viemos aqui para passear. Não estamos aqui como turistas», referiu.

Ficha do jogador

Nome: Henri Camara.

Data de nascimento: 10/05/1977 (25 anos)

Clube: Sedan (França).

Posição: avançado.

Altura/peso: 1.76m e 67kg

Internacionalizações/golos: http://www.maisfutebol.iol.pt/geral/11-06-2002/mundial-2002-fadiga-um-curioso-caso-de-brilho/www.maisfutebol.iol.pt/futb/mf_editoria?mf_edi=1306&mf_id=50028&mf_club=0&num_jog=0&p_sondagem=0&p_voto=0">Salif Diao: o bhttp://www.maisfutebol.iol.pt/geral/01-06-2002/mundial-2002-klose-do-que-portugal-se-livrou/www.maisfutebol.iol.pt/futb/mf_editoria?mf_edi=1547&mf_id=49177&mf_club=0&num_jog=0&p_sondagem=0&p_voto=0">Svensson: o perfil do carrasco da Argentina

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!