Já fez LIKE no MaisFutebol?
Geral  |  

Mutola deu as cores de Moçambique ao ouro olímpico

Conquistou o título dos 800 m Maria Mutola conquistou hoje o primeiro ouro olímpico para Moçambique. Foi o ponto mais alto de uma carreira invejável da atleta que, mesmo não vivendo em Moçambique, nunca abdicou de correr sob a bandeira do seu país.

Redação

O título de Maria Mutola nos 800 m, conquistado hoje nos Jogos Olímpicos de Sydney, foi recebido com orgulho em Moçambique. Foi a primeira vitória olímpica para o país, que comemora este ano 25 anos de independência. 

Foi essa ideia que sublinhou o presidente moçambicano, Joaquim Chissano, no comentário à vitória de Mutola: «É uma boa maneira de celebrarmos as nossas bodas de prata. Todo o povo moçambicano está de parabéns.» 

PUB

A atleta que se afirmou há muito como uma das estrelas do meio-fundo mundial perseguia há muito o título olímpico. Atingiu-o hoje, em Sydney, coroando uma carreira que começou há mais de 12 anos. 

Maria de Lurdes Mutola nasceu a 27 de Outubro de 1972 no bairro de Chamanculo, na periferia de Maputo, num país ainda sob domínio português. Foi aí que começou a dedicar-se ao desporto. Primeiro, voltou-se para o futebol e jogou mesmo com os rapazes, à falta de uma equipa feminina. 

Depois virou-se para o atletismo e cedo se percebeu que estava aí o seu futuro. Ou melhor, quem percebeu primeiro foi Stélio Craveirinha, filho do poeta moçambicano José Craveirinha e treinador de atletismo.  

Foi ele que a acompanhou no início. Mutola chegou mesmo a treinar no ginásio improvisado que Craveirinha, o pai, tem ao lado de sua casa, no bairro da Mafalala - o mesmo que viu nascer Eusébio. 

Mas cedo Mutola optou por seguir a sua formação onde tivesse melhores condições, longe do seu país, ainda em guerra. Em 1991, foi para os Estados Unidos. Frequenta desde então a Springfield University, no estádio do Oregon, ao abrigo do programa olímpico de solidariedade para com atletas de países em vias de desenvolvimento. 

Mutola manteve sempre, no entanto, a nacionalidade moçambicana e foi sob a bandeira do seu país que acumulou sucessos. Mutola foi também a primeira atleta a ganhar uma medalha olímpica para Moçambique, com o bronze em Atlanta, em 1996. Desde que se estreou nos Jogos Olímpicos, em Seoul'88, já ganhou o título mundial dos 800 m, em 1993, e bateu o recorde do mundo dos 800 m em pista coberta, entre várias outras medalhas e pódios.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!