Já fez LIKE no MaisFutebol?
Geral  |  

Sorteio por bolas ou computador: razões e explicações

Maisfutebol explica-lhe como funciona o sistema Pinto da Costa não gosta das modernices da Liga e levou Valentim Loureiro a aceitar o regresso ao velho processo. Maisfutebol explica como funciona o programa da discórdia.

Pinto da Costa irritou-se e Valentim Loureiro voltou atrás. No entanto, há menos de uma semana, tudo foi muito mais pacífico. O dia 8 de Agosto tornou coincidente a estreia do sistema de sorteio de árbitros, auxiliares e observadores para a I e II Ligas por computador com o jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões entre o F.C. Porto e Grasshopper. Foi este um dos motivos dado pelo presidente portista para não ter reclamado anteriormente contra o novo método. 

Pois bem, no fundo tudo isto está relacionado com uma questão de tacto. Pinto da Costa quer ver a funcionária da Liga baralhar o pote, solicitar ao representante de um clube para retirar uma bola e depois anunciar o nome para a plateia. Tal e qual como se fez, por exemplo, no sorteio que teve lugar ontem na F.P.F. para definir o calendário do campeonato nacional de júniores, à moda antiga. 

PUB

Ou seja, vai-se regressar à forma original, implementada pela Liga há quatro anos, quando os juizes começaram a ser sorteados. Na opinião do presidente do F.C. Porto «esta é a melhor forma de ser transparente, pois há maneira de verificar se existe manipulação». Se algum dirigente quiser podem-se abrir todas as bolas e verificar se os nomes são diferentes, «o que não acontece no computador», mas há quem discorde desta posição.  

A intenção de modernizar a arbitragem em Portugal levou a Comissão, presidida por José Luís Tavares, a solicitar a um programador a elaboração de um programa que «tornasse as coisas mais simples». Lima Brás estudou o Regulamento de Arbitragem e converteu as regras para computador, diminuindo drasticamente o tempo de sorteio dos árbitros, bem como dos auxiliares e observadores, que também são incluídos no sorteio a partir desta época. 

PUB

O tal sistema que já suscitou tanta polémica é fácil de explicar. Começa por introduzir-se os nomes de todos os árbitros com habilitações para ajuizar jogos das Ligas profissionais numa referida matriz, repetindo-se o processo para os auxiliares e para os observadores. O computador faz o resto, escolhendo os nomes aleatoriamente, seguindo a ordem dos encontros segundo o calendário oficial e sem relacionar qualquer grau de dificuldade, como acontecia no passado. Primeiro o programa escolhe os elementos para os desafios da I Liga, depois os da II Liga. É o tal sorteio puro, mas muito mais rápido do que se fosse realizado com as tais bolas. 

No entanto, Pinto da Costa conseguiu que o técnico de informática reconhecesse que o programa «internamente pode ser manipulado» e isso bastou para que o presidente portista recusasse continuar a discutir o assunto, mas a Liga assegura que, logo após o sorteio pelo novo sistema, «é possível verificar se houve manipulação» e até se chegou a falar na eventual presença de um elemento do Governo Civil para fiscalizar o processo. Em jeito de brincadeira, José Guilherme Aguiar desdramatizou a situação e referiu que também já houve contestação ao sorteio com bolas, pois havia pessoas que «havia bolas arrefecidas e aquecidas». 

Os directores-executivos da Liga e José Luís Tavares são acérrimos defensores deste novo método, afirmando que será «a melhor maneira de diminuir a margem de erro no sorteio», mas o velho sistema continua a convencer Pinto da Costa e isso foi suficiente para que Valentim Loureiro fizesse marcha-atrás na modernidade e desse ordem para que voltasse à velha ordem. Como já aconteceu esta tarde. Resta saber o que é que acham todos os outros clubes, que terão oportunidade para se expressarem na tal Assembleia Geral anunciada pelo presidente da Liga.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!