Já fez LIKE no MaisFutebol?
Geral  |  

Alterações no meio-campo para um Sporting mais rápido em Moscovo

Inácio mexe na equipa na 3ª jornada da Liga dos Campeões Inácio anunciou que ia fazer alterações na estrutura da equipa do Sporting para o jogo desta quarta-feira com o Spartak Moscovo, em que os «leões» procuram a primeira vitória na Liga dos Campeões. O treinador quer dar mais velocidade à equipa, o que passará por mexidas no meio-campo. Mpenza deve ocupar o lugar de João Pinto, castigado.

Redação

A poucas horas do início do terceiro jogo do Sporting na edição 2000/01 da Liga dos Campeões, as dúvidas quanto à equipa que vai entrar em campo no Estádio Luzhniky, às 17 horas em Portugal, para defrontar o Spartak de Moscovo, permanecem. 

O treinador Augusto Inácio prometeu mudanças, de jogadores e de estrutura. «Vai haver diferenças nos jogadores e no estilo da nossa equipa», admitia ontem, na conferência de imprensa realizada no local do jogo. Isto ainda antes de ver o mau estado do relvado, com crateras lunares espalhadas democraticamente pelo tapete, como fez questão de mostrar aos jornalistas portugueses, mesmo com a oposção da polícia, que não queria deixar entrar os jornalistas no campo. 

PUB

De qualquer forma, apesar de alguns receios quanto à qualidade do futebol que se jogará hoje, Inácio adiantou que os problemas do terreno não o fizeram alterar os seus planos, pelo que, com vários jogadores intocáveis, admitem-se alterações de fundo, sobretudo, na disposição das pedras em campo. 

Inácio elogiou o meio-campo do Spartak e a capacidade da equipa russa em criar perigo pelo meio, descurando até um pouco as alas. Por isso, o reforço do sector intermédio do Sporting deverá ser uma das preocupações do técnico leonino, que também quer promover mais velocidade ao jogo do Sporting e às saídas para o ataque. Nesse âmbito, Mpenza torna-se o grande candidato a substituir João Pinto, castigado. 

Por outro lado, o Spartak deverá apresentar-se com dois avançados na equipa titular (Robson e Shirko), o que deverá levar Inácio a manter Hugo no onze, um jogador cuja posição natural é de defesa-central, apesar de na Liga dos Campeões ter sido titular por duas vezes no meio-campo, no lugar de Paulo Bento. 

PUB

O onze do Sporting deverá pois ser o seguinte: Schmeichel; César Prates, Beto, André Cruz e Rui Jorge; Bino, Hugo e Horvath; Sá Pinto e Mpenza; Acosta. 

Na perspectiva de assegurar maior consistência no meio-campo, é provável que Horvath deixe o flanco esquerdo para actuar no meio, fazendo o belga Mpenza a cobertura nessa ala e mantendo-se Sá Pinto do lado direito. No entanto, a polivalência da maior parte dos jogadores permite várias combinações, entre as quais um sistema idêntico àquele que o Sporting tem utilizado, com Mpenza à direita, Horvath à esquerda e Sá Pinto no apoio a Acosta, na posição que tem sido ocupada por João Pinto. 

Inácio tem muitas outras hipóteses. Dimas é também candidato ao onze (o que implicaria o adiantamento de Rui Jorge para o meio-campo), assim como Toñito (que tem estado em bom plano sempre que tem sido utilizado). O próprio Phil Babb é uma alternativa caso Inácio decida definir logo de início uma estratégia com três defesas-centrais, para parar o ataque moscovita. Nuno Santos, Quim Berto, Bruno Caires, Mahon e Rodrigo são as outras opções com que Inácio conta na Rússia. 

O Spartak deverá surgir de início com o seguinte onze: Filimonov; Ananko; Tchuisse, Parfenov e Kovtun; Stolcers, Bulatov, Titov e Bezrodny; Shirko e Robson. No banco Oleg Romantsev poderá contar com Smetanin, Bushmanov, Chtchegolev, Kalynychenko, Baranov, Pisarev e Marcão. 

O encontro tem início às 17 horas portuguesas (mais três em Moscovo) e será arbitrado pelo luxemburguês Alain Hamer.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!