Já fez LIKE no MaisFutebol?
Gana  |  

Grupo D: Sérvia-Gana, 0-1 (crónica)

Primeira grande penalidade do Mundial resulta na primeira vitória de uma selecção africana

RedaçãoCM

Uma grande penalidade convertida por Gyan, a cinco minutos do fim, garantiu ao Gana a vitória sobre a Sérvia, no jogo inaugural do Grupo D, neste domingo. Foi a primeira vitória de uma selecção africana neste Mundial, curiosamente, treinada por um sérvio, Milonav Rajevac, que recusou festejar.

FICHA DE JOGO

PUB

AO MINUTO

Com menos um jogador em campo, após a expulsão do central Lukovic na recta final do desafio, aos 74 minutos, o árbitro argentino Hector Baltassi voltaria a decidir correctamente pouco depois, ao assinalar a mão de Kuzmanovic em zona proibida.

Asamoah Gyan, avançado do Rennes, não desperdiçou o castigo máximo, já depois de o poste da baliza de Stojkovic lhe ter negado o golo aos 59 minutos e, ainda, no período de descontos.

Foi, contudo, um resultado imprevisível na maior parte do tempo, tal o equilíbrio registado num dos mais agradáveis jogos de seguir até ao momento na prova.

Frente a frente, a poderosa Sérvia com as suas estrelas do Inter (Stankovic), Manchester United (Vidic), Chelsea (Ivanovic) e Lazio (o Kolarov que Mourinho tanto parece desejar); do outro lado um Gana, a mais jovem selecção em competição, pela segunda vez na sua história numa fase final de um Campeonato do Mundo (esteve no Alemanha 2006), mas sem o seu jogador mais cintilante, Michael Essien, do Chelsea, que está lesionado. Rajevac, ainda assim, prescindiu de início dos médios Stephen Appiah (Bolonha) e Sulley Muntari (Inter).

PUB

Começou melhor a Sérvia, com Pantelic, nos segundos inciais, a ameaçar o guarda-redes aniversariante, Kingson, colega de Stojkovic no Wigan, na época passada. Nenhum dos dois teve muito trabalho ao longo dos 90 minutos, mas sobretudo o ganês foi decisivo na recta final, ao desviar para canto uma bomba de Krasic, aos 79 minutos. Antes, no primeiro tempo, esteve atento a um remate de fora da área de Stankovic, que acabou por segurar só à segunda.

Sem grandes oportunidades na etapa inicial, a complementar revelou um Gana mais afoito na construção de jogadas ofensivas, nomeadamente através de Gyan e Ayew, os mais avançados, e com Vidic a ficar mais que uma vez mal na fotografia. Foi, assim, que Ayew, campeão do mundo de sub-20 em 2009, cabeceou ao lado da baliza sérvia, aos 54 minutos, foi assim que Gyan acertou no poste logo a seguir (60).

A vitória chegaria na forma de uma grande penalidade, sem contestação e que empurrou o Gana para a frente do Grupo D, quando ainda faltam jogar a Alemanha e a Austrália.

Classificação do GRUPO D

Calendário do Mundial

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!