Já fez LIKE no MaisFutebol?
Servia  |  

Sérvia-Albânia: UEFA abre inquérito a ambas as federações

«As cenas em Belgrado são imperdoáveis», diz Platini

Redação

A UEFA anunciou esta quarta-feira um inquérito os confrontos que levaram à suspensão do jogo Sérvia-Albânia.

O presidente da UEFA, Michel Platini disse estar muito triste com o sucedido. «O futebol deve unir as pessoas e o jogo não deve ser confundido com política. As cenas em Belgrado são imperdoáveis», disse Platini.

PUB

Um porta voz da organização adiantou depois que já recebeu o relatório do árbitro e revelou: «Vamos abrir um inquérito a ambas as federações».

Também o presidente da FIFA, Sepp Blatter condenou o incidente. «O futebol nunca deve ser usado para mensagens políticas. Condeno severamente o que aconteceu em Belgrado».

Tudo começou num drone que sobrevoou o estádio do Partizan, em Belgrado, onde se realiza o encontro, com uma tarja onde se vê o mapa da Grande Albânia, que engloba o Kosovo, e o escudo albanês em fundo.

Recorde-se que o Kosovo é um território da antiga Jugoslávia, que inicialmente foi integrado na Sérvia, mas que entretanto declarou unilateralmente a independência, tendo recebido o reconhecimento de países como os Estados Unidos, a França e Portugal.

PUB

A Sérvia, no entanto, não aceita a independência do Kosovo, um território cuja maioria da população é de origem albanesa. Por isso este Sérvia-Albânia recolhia alguma animosidade.

Ora a presença do drone, com a bandeira, a sobrevoar o relvado, levou a uma primeira interrupção do jogo por se considerar que não estava reservada a distância de segurança mínima.

Ora o pior, porém, ainda estava para vir: o defesa Mitrovic, antigo jogador do Benfica, agora no Friburgo, conseguiu chegar à bandeira e arrancá-la do drone, o que irritou os jogadores da Albânia.

A partir daí registaram-se empurrões e um sururu que levou o árbitro a mandar toda a gente para os balneários. Minutos depois, chegou a informação que o árbitro suspendeu em decisivo o jogo. Estavam jogados 40 minutos.

Este incidente ocorreu oito dias antes da visita oficial do primeiro-ministro albanês a Belgrado, a primeira em 68 anos, já que os dois estados mantêm relações tensas.

Na segunda-feira, a federação sérvia, com a aprovação da congénere albanesa, decidiu que, por razões de segurança, não seria permitida a entrada de adeptos albaneses no estádio. Os responsáveis dos dois organismos acordaram ainda que não haveria seguidores sérvios no jogo a realizar na Albânia.

Segundo a AFP, a interrupção da partida foi celebrada por cerca de cinco milhares de kosovares albaneses, que se tinham reunido para assistir ao encontro em Pristina.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!