Já fez LIKE no MaisFutebol?
Seleção  |  

Inglaterra (perfil): Caroll, o calmeirão indomável

Este artigo está integrado na Euro2012 Network, uma cooperação entre jornais de 16 países

Redação

Autor: Louise Taylor*A antiga escola de Andy Carrol, Joseph Swan em Gateshead, recebeu o nome do inventor da lâmpada incandescente. Sete anos depois de ter passado os portões da escola pela última vez, Inglaterra espera que o avançado possa iluminar o caminho da seleção para as fases mais adiantadas do Euro2012. Contudo, ninguém sabe que número 9 aparecerá na Ucrânia e na Polónia. Será o gigante sem controlo de bola, pé direito ineficaz e movimentos rígidos que marcou apenas quarto golos na Premier League, esta época? Conseguirão os adeptos perceber como é que o Liverpool gastou 35 milhões de libras com ele, ou ficarão a pensar o que teria Kenny Dalglish na cabeça?

Forte e poderoso, Carroll é especialmente letal no jogo aéreo. «No seu melhor, Andy é indomável», acrescenta Gleen Roeder, que lançou o avançado no Newcastle, com apenas 17 anos, num jogo da Taça UEFA.

PUB

«Só espero que ele vá controlando o seu estilo de vida. Quando for mais velho, ele não vai querer guardar mágoas», avisou Roeder. No passado, a vida de Andy Carroll fora dos relvados foi recheada de confusões. A mãe, que trabalha num lar, e o pai, a laborar numa linha de produção, conseguiram manter Andy longe de problemas durante a adolescência. Contudo, crescer como um herói local em Tyneside fez Andy Carroll ser rodeado de tentações. Assim sendo, sem surpresa, o jovem avançado desenvolveu um gosto por cerveja e por idas ao casino local. Em 2010, foi considerado culpado de agressão. Ainda antes, teria partido o queixo de Steven Taylor, seu companheiro de equipa no Newcastle, durante um treino. Tudo por causa de uma mulher. Pelo meio, separou-se da mãe da sua filha.

A dada altura, Carroll encontrou um refúgio da casa de Kevin Nolan, o capitão do Newcastle. Era a sua primeira época completa na Premier League, iniciada com um sensacional hat-trick de pé esquerdo ao Aston Villa (6-0). Em Novembro de 2010, chegou à seleção.

PUB

Fabio Capello apostou no jovem mas foi deixando vários avisos ao longo dos tempos. O estilo de vida de Andy estava em causa. Quando o Liverpool vendeu Fernando Torres ao Chelsea, em janeiro de 2011, a troco de 50 milhões de libras, acabou por chocar o mundo com um investimento de 35 milhões em Andy Carroll. O dono do Newcastle ficou tão entusiasmado que enviou o seu helicópetro particular de Londres para Newcastle, pegando em Carroll para o deixar rapidamente em Liverpool.

A mudança não foi fácil. Andy chegou lesionado, não conseguia adivinhar as intenções do seu companheiro de ataque, Luis Suarez, e debatia-se com saudades de casa. Pelo meio, Capello dava a entender que o avançado não largava o álcool enquanto Dalglish o defendia a todo o custo. Andy Caroll marcara 11 golos em 19 jogos pelo Newcastle, em meia época. Agora, contentava-se com dois golos em sete aparições pelo Liverpool. A temporada seguinte começou da mesma forma e o clube tentou mesmo uma troca por Carlos Tevez, quando este voltou as costas ao Manchester City. Pelo menos, o seu comportamento estava a mudar. Adaptou-se a Merseyside com a ajuda da nova companheira, Stacey, uma Geordie como ele. «Agora, fico em casa a ver televisão. O passado é o passado.» Ainda assim, foi um regresso ao passado a levar-lhe lágrimas aos olhos. Na derrota do Liverpool em casa do Newcastle, Dalglish puniu a má exibição do avançado com a sua substituição. E, humilhado, Andy teve de ouvir o seu antigo público cantar «what a waste of money», enquanto abandonava o relvado entre desabafos e lágrimas nos olhos.

Ironia suprema, foi nesse momento que King Carroll renasceu. Arrancou para um final de temporada ao seu melhor nível de sempre. Mesmo a tempo do Euro2012. * Louise Taylor é jornalista do Guardian. Este artigo está integrado na Euro2012 Network, uma cooperação entre alguns dos melhores meios jornalísticos dos 16 países participantes na competição.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!