Já fez LIKE no MaisFutebol?
Inglaterra  |  

Recusou contrato de 10 anos do Barça e hoje está desempregado

John Bostock chamou à atenção dos maiores clubes europeus quando ainda era um adolescente. Agora, com 28, está desempregado

Há 14 anos, podia ter assinado pelo Barcelona e, agora, 13 clubes depois, está desempregado. Esta é a história de John Bostock, um médio de 28 anos que desde cedo foi apelidado de jovem promessa e chamou a atenção dos maiores tubarões europeus.

Foi mesmo o mais jovem a estrear-se com a camisola do Crystal Palace, com apenas 15 anos.

PUB

«Lembro-me que era muito novo para me mudar no mesmo balneário dos meus colegas porque ainda era menor», contou à BBC.

Um ano depois, rumou ao Tottenham a conselho da família e agente, embora reconheça de que não estava consciente da decisão que tomou.

«A minha família e o meu agente acharam que o melhor para mim era ir para o Tottenham. O plano, os jogadores com quem ia treinar, tudo. Eles achavam que seria o melhor para o meu desenvolvimento. Para ser honesto, eu realmente não tinha voz. Eu tinha 15 anos, vi o papel em cima da mesa e mandaram-me assinar», lembra.

Os dois emblemas ingleses não chegaram a acordo quanto ao valor da transferência e o caso seguiu para tribunal, onde foi determinado o pagamento de dois milhões de euros pelos spurs. Ainda adolescente, Bostock foi acusado pelos adeptos do Crystal Palace de querer mais dinheiro e chegou a receber ameaças de morte.

Nos Spurs, estreou-se com apenas 16 anos, num jogo da Liga Europa, e tornou-se o mais jovem a vestir a camisola da equipa principal. Ainda assim, numa equipa com «dois internacionais por posição», não encontrou espaço e voltou aos juniores.

PUB

Durante as cinco temporadas em que esteve no Tottenham, Bostock foi cedido ao Brentford, Hull City, Sheffield Wednesday, Swindon Town e Toronto FC.

«Começas a questionar-te 'sou realmente assim tão bom? Sou realmente um jogador incrível?'. Então começas a olhar para a opinião das pessoas sobre ti - é uma espiral perigosa para qualquer pessoa, especialmente no desporto, quando te começas a questionar», confessa.

Depois de deixar os spurs, em 2013, Bostock jogou na Bélgica e passou por Lens, Bursaspor e Toulouse, antes de voltar a Inglaterra, em 2019, cedido ao Nottingham Forest.

O maior arrependimento na carreira foi não ter assinado pelo Barcelona quando era visto como um miúdo maravilha. «Quando eu tinha 14 anos, o Barcelona ofereceu-me um contrato de dez anos. O Ronaldinho era o meu jogador favorito na altura, então mandaram-me um póster assinado por ele. Ainda o tenho na minha casa em Londres», contou à BBC.  Agora com 28 anos, John Bostock é um jogador livre e busca o 14º clube na carreira.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!