Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Ranking FIFA: Cabo Verde é a melhor seleção de África

Tubarões Azuis ocupam 31º lugar a nível mundial e são líderes no continente

Redação

A seleção de Cabo Verde tornou-se esta quinta-feira pela primeira vez a melhor seleção africana, de acordo com a atualização do ranking FIFA, um feito que enche de orgulho as autoridades locais, que querem continuar a melhorar.

Ranking FIFA: Portugal em sétimo lugar, Bélgica é líder

PUB

De acordo com o ranking da FIFA, os «Tubarões Azuis» subiram dois lugares, destacando-se agora na 31ª posição a nível mundial e no topo em África, com 789 pontos. Para o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Vítor Osório, o primeiro lugar africano é motivo de «muita alegria».

«É um momento único que Cabo Verde deve desfrutar, ter orgulho e autoestima. É uma coisa fantástica que não consigo descrever. Nem em sonhos pensávamos chegar ao primeiro lugar em África. Mas quando se trabalha bem os resultados aparecem», disse o dirigente à agência Lusa.

O selecionador cabo-verdiano, Beto Cardoso, seguiu a mesma linha de pensamento, dizendo que chegar ao topo das seleções em África é um feito que vem de há muito tempo. O técnico fez referência a todas as pessoas que deram o seu contributo, como dirigentes, equipas técnicas e jogadores, «que desbravaram caminho, quebraram as primeiras pedras».

«Ser número um em África é um feito que nos orgulha a todos, mas não devemos nos envaidecer. É mais um desafio, que precisa de mais entrega, mais desempenho, sacrifício, para podermos continuar com a mesma performance», disse Beto Cardoso, que substituiu no cargo o português Rui Águas.

PUB

Cabo Verde entrou para o ranking da FIFA em 1993, na 147ª posição e em fevereiro de 2014 chegou ao 27º posto, a melhor posição de sempre a nível mundial. Na atualização de janeiro chegou pela primeira vez ao segundo lugar a nível africano e agora sobe ao primeiro posto.

Entre países de língua oficial portuguesa, seguem-se Moçambique, a uma longa distância, na 100ª posição a nível mundial e 24ª em África, seguindo-se Angola, no 109º posto mundial e 32º continental, e Guiné-Bissau, 147º no mundo e 45 no continente.

O próximo jogo dos «Tubarões Azuis» está marcado para o dia 26 de março, na cidade da Praia, e será contra Marrocos, a contar para a terceira jornada do Grupo F de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2017).

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!