Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

China aposta na abertura de 50.000 escolas de futebol

Um mega-plano para desenvolver a modalidade no país mais populoso do mundo

Redação

A China pretende abrir durante a próxima década 50.000 escolas de futebol. Esta iniciativa tem como objetivo principal elevar o país ao estatuto de grande potência.

O Grupo Dirigente do Partido Comunista (PCC), constituído pelo Presidente da República, Xi Jinpibg aprovou no final do mês passado um plano em que a China poderá organizar nos próximos tempos um mundial de futebol pela primeira vez. Segundo as principais páginas dos jornais chineses, citadas pela Lusa, «revitalizar o futebol é uma tarefa obrigatória para transformar a China numa potência desportiva».

PUB

O jornal Global Times chega mesmo a afirmar que «sendo o desporto mais popular do mundo,o futebol pode impulsionar um enorme crescimento económico e uma maciça participação social na China. O seu desenvolvimento ampliará também o poder cultural do país», refere.

O futebol só foi profissionalizado na China no ínicio da década de 1990. Hoje, vinte anos depois, o país mais populoso do planeta, com cerca de 1.370 milhões de habitantes a ocupar o segundo lugar da maior economia mundial, encontra-se em 83.º no ranking da FIFA.

Segundo o secretário-geral da Associação Chinesa de Futebol (CFA), em 2014 o numero de estudantes chineses que jogava futebol era menos um terço do que dez anos antes.

Nos próximos cinco anos esta situação vai mudar, a prática de futebol será obrigatória na disciplina de educação física em cerca de 20.000 escolas. Os números deverão aumentar em 2015 para os 50.000 praticantes.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!