Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Maradona: bola da «mão de Deus» leiloada por mais de dois milhões de euros

Golo marcado no duelo da Argentina contra a Inglaterra, no Mundial de 1986

A bola com a qual Diego Maradona marcou um dos golos da Argentina à Inglaterra no Mundial 1986, num lance que ficou conhecido como a «mão de Deus», foi leiloada por dois milhões de libras (cerca de 2,28 milhões de euros), esta quarta-feira.

A bola leiloada foi utilizada a 22 de junho de 1986, no jogo dos quartos de final do Mundial realizado no México, em que a Argentina venceu a Inglaterra por 2-1.

PUB

A leiloeira Graham Budd, sediada em Londres, anunciou em outubro que esperava uma venda entre 2,5 e três milhões de libras (2,8 e 3,4 milhões de euros), bem acima da precedente venda recorde de 420 mil libras (479 mil euros) angariadas com a chama olímpica dos Jogos de Inverno Helsínquia 1952.

Maradona, que faleceu em novembro de 2020, com 60 anos, disse, a propósito do golo, que foi marcado «um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus».

Maradona abriu o marcador aos 51 minutos e fez o 2-0 pouco depois, naquele que foi considerado o golo do século, num lance em que Maradona arrancou antes de meio-campo, fintou cinco adversários e apareceu a desviar do guarda-redes Peter Shilton, para fazer o 2-0.

A vitória abriu caminho para o título Mundial da Argentina, num torneio que consagrou Maradona como um dos melhores jogadores da história.

«Esta bola faz parte da história do futebol internacional. É sem dúvida um bom momento para partilhar com o mundo», disse o árbitro Ali Bennaceur, que era o proprietário da bola, citado pela leiloeira.

Já em maio, a camisola utilizada por Maradona no jogo foi leiloada pela Sotheby’s por 9,3 milhões de dólares (cerca de 8,9 milhões de euros).

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!