Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Cazaquistão pretende integrar UEFA

Dirigentes cazaques consideram-se mais europeus que asiáticos O Cazaquistão, antiga república do União Soviética, pretende deixar a Confederação Asiática de Futebol, do qual faz parte desde 1994, e juntar-se à UEFA. Os dirigentes cazaques justicam a opção com o facto de se sentirem mais europeus que asiáticos.

Redação

O Cazaquistão, antiga república da União Soviética, está a pressionar a FIFA e a UEFA para que possa fazer parte do organismo que rege o futebol europeu. 

Os cazaques garantiram a independência após o desmantelamento da URSS, ganhando lugar como membro da FIFA e da Confederação Asiática de Futebol (AFC) em 1994. No entanto, os dirigentes futebolísticos do país não estão satisfeitos na AFC e consideram-se mais europeus do que asiáticos. 

PUB

«Doze por cento do Cazaquistão pretence ao continente europeu», garantiu uma fonte do federação de futebol do país, acrescentando que esses doze por cento equivalem a 400 mil quilómetros quadrados. A mesma fonte da federação adianta ainda que por exemplo a Turquia «tem apenas três por cento do território na Europa e está na UEFA», e que Israel «não tem qualquer parte do seu país integrado no continente europeu» e também faz parte do organismo que superintende o futebol europeu. 

O presidente do organismo federativo já se reuniu com o presidente da FIFA, Sepp Blatter, e com o seu homólogo da UEFA, Lennart Johannson, e espera que o assunto seja discutido no Congresso da FIFA, que se realiza na Coreia do Sul, antes do Mundial-2002.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!