Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Ministro do Desporto de África do Sul admite sobrelotação

Ngconde Balfour fala em «falhas na organização» Nélson Mandela, antigo presidente, fala em «unidade nacional para evitar mais consequências»

Redação

Ngconde Balfour, ministro do Desporto de África do Sul, admitiu a existência de falhas na organização do jogo de quarta-feira à noite em Ellis Park, Joanesburgo, no qual morreram 43 pessoas e 155 ficaram feridas. 

«Esses sul-africanos que morreram jamais deveriam ter morrido», afirmou Balfour à televisão pública SABC, sublinhando que se se tivessem tomado as medidas adequadas, tendo em conta o alto risco que o jogo representava, «a tragédia nunca ocorreria». 

PUB

«Vamos examinar toda logística da reunião. É necessário, primeiro, perceber por que é que tudo correu mal», acrescentou Ngconde Balfour. Seja como for, o responsável governamental sul-africano admitiu que a questão da sobrelotação é incontornável para se perceberem as causas da tragédia: «O estádio tem capacidade para 65 mil pessoas. Estavam 120 mil. Com tamanha multidão, os problemas tinham que acontecer». 

Também o antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela, comentou a tragédia, lembrando que o futebol na África do Sul tem sido um facto de unidade entre a população: «Nós, os fãs e apoiantes do desporto, temos de continuar a garantir esta cultura de unidade entre a população. Este incidente não nos poderá dividir», afirmou o histórico dirigente sul-africano.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!